Todos os posts
chevron_right
V-Ray

07 dicas para criar materiais mais realistas no V-Ray

07 dicas para criar materiais mais realistas no V-Ray

Quais fatores tornam uma imagem realista? Com certeza iluminação e enquadramento são alguns dos mais citados, mas outro que não tinha como ficar fora dessa lista é uma boa configuração dos materiais! E justamente pra te ajudar quando o momento de configurá-los é chegado, que reunimos aqui 07 Dicas para Criar Materiais mais Realistas no V-Ray ?

Sempre adicione reflexo

Praticamente todos os materiais no mundo real vão ter reflexo. O que varia de acordo com cada um é a intensidade e o modo como ele vai se comportar, quer ver só? Enquanto em um espelho você se vê completamente refletido nele, em uma geladeira de inox você percebe facilmente o reflexo mas não com a mesma nitidez, e em um tecido, tanto a intensidade quanto o nível de nitidez normalmente vão ser menores ainda.

Dá só uma olhada nesse exemplo abaixo: à esquerda o material com reflexo, e à direita, sem. Reparem como, mesmo que as configurações de reflexo do material à esquerda deixe ele bem “fosco”, ainda assim é super nítida a diferença entre ambos os materiais.

Material com reflexo vs. material sem reflexo.

Resumindo: eles variam sim, mas estão sempre lá, então não deixe mais os seus materiais no V-Ray sem reflexo, ou o realismo pode cair bastante.

Não use branco 100%

Qual cor você usa no diffuse quando quer fazer um material branco? Nada mais natural que o branco “r255, g255, b255”, certo? Na verdade, não! Por mais contraditório que possa parecer no início, a verdade é que raramente os materiais que encontramos na vida real são absolutamente brancos. Pra fazer o teste é bem simples: baixe uma imagem de algum produto ou projeto legal na internet, que seja branco. Depois disso, é só abrir a imagem no Photoshop e, com a ferramenta conta-gotas, clique em uma parte da imagem que possua um material branco.

Mesmo as áreas claras da imagem, raramente vão ser 100% brancas.

Fazendo o teste você vai reparar que, salvo em casos onde tem uma incidência grande de luz (ou que a imagem tenha sofrido alguma edição) o tom de branco deve ficar entre o 200 e o 240. E o que vai acontecer se você usar algo acima disso com os seus materiais no V-Ray é que eles vão “estourar” facilmente e rebater muito mais luz do que deveriam, fazendo a percepção de volume ser reduzida no objeto que está com o material aplicado, e clareando excessivamente os elementos em volta.

Não use preto 100%

E se o branco 100% não pode, o mesmo vale para materiais pretos. Ao configurar o material de qualquer objeto com a cor completamente preta (código “r0, g0, b0”), ele vai ficar excessivamente escuro, perdendo detalhes e a percepção de volume, que é justamente o que a gente não vai querer (salvo em alguma exceção muito louca... rsrs’).

Ainda tá na dúvida? Então é só fazer o mesmo teste do tópico anterior, abrindo no Photoshop uma imagem que contenha elementos pretos, e conferindo com o conta-gotas qual exatamente é aquela cor. Fazendo isso você vai observar que muitas vezes o código ficar entre 10 e 40.

Mesmo as áreas escuras da imagem, raramente vão ser 100% pretas.

Utilize Texturas de Qualidade

Se você já leu o nosso E-book 10 Dicas para Deixar Seus Renders Mais Realistas, tá cansado de saber que, para ter renders realistas é de suma importância usar texturas de respeito, né não?! ?

Explore as texturas que seja sem emendas, tenham boa resolução e não possuam informações de sombra ou reflexo e o seu render vai agradecer! Ah, e isso vale não apenas para o diffuse quanto para outros mapas (bump, displacement, etc.).

Material com textura ruim vs. com boa textura.

Visualize as Texturas com o Binding

Sempre que for configurar um material, faça questão de visualizar a textura dele na viewport para ter uma referência clara de como o V-Ray vai ler essa textura, garantindo que tanto a posição quanto às dimensões fiquem de acordo com o que você precisa.

Pra fazer isso no V-Ray 4.0 para SketchUp, tudo o que você tem que fazer é ir até a aba Binding, trocar o modo para “Custom Texture” e colar ali a textura que você quer usar como referência.

Aplicando textura no Binding.

Metais é com o Metallic Material

No mundo real existem basicamente dois tipos de materiais: os condutores (os metais...) e os dielétricos (plástico, vidro, madeira...), e de maneira resumida, o reflexo vai se comportar de maneira diferente nos materiais de cada um dos grupos.

E o novo Metallic Material, material que chegou no V-Ray Next para SketchUp, já vem baseado nas propriedades físicas dos metais e ainda nos permite editar o metal de acordo com o resultado que a gente desejar.

Imagem criada usando o Metallic Material do V-Ray Next.

Não seja dependente de bibliotecas prontas

E pra fechar: NÃO DEPENDA de bibliotecas prontas! Calma, não estou dizendo que a partir de agora você vai precisar configurar todas as vezes cada um dos materiais da sua cena desde o zero. Bibliotecas prontas, como a que o próprio V-Ray disponibiliza pra gente são muito úteis, mas nada substitui os materiais que você mesmo cria de acordo com a sua necessidade.

Muitas vezes os materiais disponibilizados em bibliotecas de terceiros não são exatamente o que precisamos ou até mesmo não são otimizados, fazendo o render demorar muito mais que o necessário. E quando for o caso, se você vive dependendo delas não vai saber o que fazer. Então, em vez disso, aprenda a configurar de maneira realista os seus materiais para criar a sua própria biblioteca personalizada, com materiais otimizados, de qualidade, e feitos de acordo com as suas próprias necessidades, combinado?!

E aí, curtiu o post? Então não esquece de compartilhar pra espalhar a palavra.

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.