07 dicas para criar materiais mais realistas no V-Ray


Quais fatores tornam uma imagem realista? Com certeza iluminação e enquadramento são alguns dos mais citados, mas outro que não tinha como ficar fora dessa lista é uma boa configuração dos materiais! E justamente pra te ajudar quando o momento de configurá-los é chegado, que reunimos aqui 07 Dicas para Criar Materiais mais Realistas no V-Ray 👊


Sempre adicione reflexo


Praticamente todos os materiais no mundo real vão ter reflexo. O que varia de acordo com cada um é a intensidade e o modo como ele vai se comportar, quer ver só? Enquanto em um espelho você se vê completamente refletido nele, em uma geladeira de inox você percebe facilmente o reflexo mas não com a mesma nitidez, e em um tecido, tanto a intensidade quanto o nível de nitidez normalmente vão ser menores ainda.


Dá só uma olhada nesse exemplo abaixo: à esquerda o material com reflexo, e à direita, sem. Reparem como, mesmo que as configurações de reflexo do material à esquerda deixe ele bem “fosco”, ainda assim é super nítida a diferença entre ambos os materiais.

Material com reflexo vs. material sem reflexo
Material com reflexo vs. material sem reflexo

Resumindo: eles variam sim, mas estão sempre lá, então não deixe mais os seus materiais no V-Ray sem reflexo, ou o realismo pode cair bastante.



Não use branco 100%


Qual cor você usa no diffuse quando quer fazer um material branco? Nada mais natural que o branco “r255, g255, b255”, certo? Na verdade, não! Por mais contraditório que possa parecer no início, a verdade é que raramente os materiais que encontramos na vida real são absolutamente brancos. Pra fazer o teste é bem simples: baixe uma imagem de algum produto ou projeto legal na internet, que seja branco. Depois disso, é só abrir a imagem no Photoshop e, com a ferramenta conta-gotas, clique em uma parte da imagem que possua um material branco.


Testando área clara da imagem pra ver se é branca
Mesmo as áreas claras da imagem, raramente vão ser 100% brancas

Fazendo o teste você vai reparar que, salvo em casos onde tem uma incidência grande de luz (ou que a imagem tenha sofrido alguma edição) o tom de branco deve ficar entre o 200 e o 240. E o que vai acontecer se você usar algo acima disso com os seus materiais no V-Ray é que eles vão “estourar” facilmente e rebater muito mais luz do que deveriam, fazendo a percepção de volume ser reduzida no objeto que está com o material aplicado, e clareando excessivamente os elementos em volta.



Não use preto 100%


E se o branco 100% não pode, o mesmo vale para materiais pretos. Ao configurar o material de qualquer objeto com a cor completamente preta (código “r0, g0, b0”), ele vai ficar excessivamente escuro, perdendo detalhes e a percepção de volume, que é justamente o que a gente não vai querer (salvo em alguma exceção muito louca... rsrs’).


Ainda tá na dúvida? Então é só fazer o mesmo teste do tópico anterior, abrindo no Photoshop uma imagem que contenha elementos pretos, e conferindo com o conta-gotas qual exatamente é aquela cor. Fazendo isso você vai observar que muitas vezes o código ficar entre 10 e 40.


Testando área clara da imagem pra ver se é preta
Mesmo as áreas escuras da imagem, raramente vão ser 100% pretas

Utilize Texturas de Qualidade


Se você já leu o nosso E-book 10 Dicas para Deixar Seus Renders Mais Realistas, tá cansado de saber que, para ter renders realistas é de suma importância usar texturas de respeito, né não?! 😎