07 erros mais comuns na hora de renderizar

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Sabe aquela sensação de que tem alguma coisa faltando no render? Ou que tem algo deixando ele com cara de “desenho”, mas que a gente passa um bom tempo olhando pra imagem e não consegue identificar o que é?! Você pode até dizer que não, mas nós sabemos que você já passou por isso algumas vezes na vida durante os seus jobs e estudos.


E é justamente pensando nisso que a gente reuniu pra vocês os 07 erros mais comuns cometidos por quem está iniciando na área. Afinal, aprender com os erros dos outros economiza tempo e dinheiro!


>>> Quero Começar no ramo de 3D para Arquitetura! E agora?



1. Textura com Emendas


Esse é o primeiro da lista e é simplesmente clássico! Texturas com emendas são uns dos vilões que “denunciam” mais rapidamente os renders da galera. As divisões abruptas nas texturas acabam deixando na cara que se trata de um render e não de uma foto, então, não podemos deixar passar batido!


Mas saiba que existem meios bem simples e rápidos de solucionar esse problema:


  • Quando pesquisar por texturas no google imagens, use o termo “Sem Emenda” depois do nome da textura. Para ter resultados ainda melhores, faça a busca em inglês. Então, se quer uma textura de madeira, por exemplo, utilize as palavras Wood Seamless Texture.


  • Um outro meio é fazer o download do software gimp, que é um programa gratuito. Abra a textura dentro dele > vá na aba Filtros > Mapear e clique na opção Mosaico Perfeito. Dê um ok na tela que aparece a seguir e mágica feita! Depois disso é só ir em exportar como e salvar sua nova textura sem emendas!


Print da interface Gimp

  • Baixar suas texturas de sites que já disponibilizam elas em boa qualidade e sem emendas. Uma dica de site incrível quando o assunto são texturas, é o SketchUp Texture Club. E se você quer que a gente faça uma matéria só com dicas de sites para baixar texturas de boa qualidade, não esquece de deixar o comentário lá embaixo. =D


Agora sim, dá só uma olhada em como texturas sem emendas já dão uma mega diferença!


Textura errada (ANTES)

Textura certa (DEPOIS)

Reparem que as emendas se foram, mas algumas repetições ainda estão visíveis. Porém se nós simplesmente aplicarmos ela no modelo (em um piso, por exemplo) de forma randomizada, usando um plugin como o Eneroth Texture Positioning, ela funcionará perfeitamente, o que não aconteceria se a textura tivesse emendas.



2. Modelos repetidos


E super comum nós pegarmos alguns modelos como árvores, por exemplo, e simplesmente sairmos copiando várias delas pela cena, sem mexer em mais nada. O que acontece é que praticamente nada na vida real tem uma cópia completamente idêntica. Usando o exemplo das nossas “prantinhas” do coração uma vez mais, quando observamos na rua, podemos ver que cada uma delas tem altura, largura, disposição das folhas, densidade, entre outras coisas, diferente das demais.


Uma dica para randomizar facilmente vários modelos de uma única vez, é utilizar o plugins CLF Scale and Rotate. Depois de instalar o plugin, vá em Extensões > Chris Fulmer Tools > Scale and Rotate Multply e clique na opção Scale and Rotate Randomly</