07 motivos pra você migrar para o V-Ray Next para SketchUp

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Conta aí pra mim: Qual versão do V-Ray você usa atualmente? No início de 2017 a Chaos Group anunciou a versão 3 do V-Ray para SketchUp. Para os que tiveram contato com as versões anteriores à ela, a diferença foi simplesmente gritante. Uma interface muito mais bonita, novos recursos, materiais e várias outras novidades que nos surpreenderam. De lá pra cá a coisa só melhorou, tivemos as versões 3.4, 3.6 e agora, finalmente, a versão 4.0, mais conhecida como V-Ray Next para SketchUp!


E se você quer saber se vale ou não à pena migrar pra essa nova versão, ou simplesmente tá inseguro sobre mudar pra ela e ficar perdidão, se liga só nessa matéria que a gente separou pra você 07 Motivos pra Migrar para o V-Ray Next para SketchUp!



1. Muito mais fácil e prático


Um dos grandes objetivos dessa nova versão foi deixar o trabalho ainda mais fluido para os usuários. Prova disso é o nosso novo Asset Editor, que foi reorganizado de modo a facilitar a visualização de tudo que precisamos no dia-a-dia. Um exemplo muito bacana: agora é possível visualizarmos a hierarquia dos assets, o que facilita bastante quando precisamos entender a estrutura de um material ou copiar/colar texturas entre variados mapas.

Novo Asset Editor no V-Ray Next para SketchUp
Novo Asset Editor no V-Ray Next para SketchUp

2. Visualização mais fiel


Um outro carinha que veio pra facilitar a nossa vida foi o novo Universal Asset Preview. Agora todos os assets podem ter uma pré-visualização super fiel e, ainda por cima, com uma tela maior. Só essas pequenas mudanças já fazem com que a necessidade de fazer vários renders de teste caia bruscamente.

Universal Asset Preview no  V-Ray Next para SketchUp
Universal Asset Preview no V-Ray Next para SketchUp

3. Ferramentas de mapeamento


Já que o SketchUp não possui de forma nativa ferramentas de texturização pra objetos mais complexos, o V-Ray 4.0 para SketchUp trouxe pra gente 4 presets de mapeamento que podem ser uma mão na roda quando essa necessidade surgir.

Ferramenta de mapeamento do V-Ray Next pra SketchUp
Ferramenta de mapeamento do V-Ray Next pra SketchUp

4. Os renders são (MUITO) mais rápidos!


Renders 2, 3, 5, 7x mais rápidos! Comparando com a versão anterior (V-Ray 3.6), apenas com as configurações padrões o V-Ray Next já ganha nas comparações de tempo de render. Além disso, o 4.0 ainda trouxe opções como o Adaptive Dome Light, que deixa o render até sete vezes mais rápido quando usamos Dome Lights pra iluminar as nossas cenas.

Comparação do tempo de render com Adaptive Dome Light ligada e desligada
Comparação do tempo de render com Adaptive Dome Light ligada e desligada

5. Mais simples na hora de iluminar


Pegando o gancho com o tópico acima, quem aí nunca passou aperto pra chegar na iluminação ideal? Muito claro, muito escuro, muito amarelado… Com o V-Ray Next, isso não vai mais ser tão incômodo, já que ganhamos as opções Auto Exposure e Auto White Balance, que definem automaticamente a exposição e balanço de branco ideais de acordo com cada cena.

Auto Exposure e Auto White Balance ligado e desligado