07 motivos pra você migrar para o V-Ray Next para SketchUp

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Conta aí pra mim: Qual versão do V-Ray você usa atualmente? No início de 2017 a Chaos Group anunciou a versão 3 do V-Ray para SketchUp. Para os que tiveram contato com as versões anteriores à ela, a diferença foi simplesmente gritante. Uma interface muito mais bonita, novos recursos, materiais e várias outras novidades que nos surpreenderam. De lá pra cá a coisa só melhorou, tivemos as versões 3.4, 3.6 e agora, finalmente, a versão 4.0, mais conhecida como V-Ray Next para SketchUp!


E se você quer saber se vale ou não à pena migrar pra essa nova versão, ou simplesmente tá inseguro sobre mudar pra ela e ficar perdidão, se liga só nessa matéria que a gente separou pra você 07 Motivos pra Migrar para o V-Ray Next para SketchUp!



1. Muito mais fácil e prático


Um dos grandes objetivos dessa nova versão foi deixar o trabalho ainda mais fluido para os usuários. Prova disso é o nosso novo Asset Editor, que foi reorganizado de modo a facilitar a visualização de tudo que precisamos no dia-a-dia. Um exemplo muito bacana: agora é possível visualizarmos a hierarquia dos assets, o que facilita bastante quando precisamos entender a estrutura de um material ou copiar/colar texturas entre variados mapas.

Novo Asset Editor no V-Ray Next para SketchUp

2. Visualização mais fiel


Um outro carinha que veio pra facilitar a nossa vida foi o novo Universal Asset Preview. Agora todos os assets podem ter uma pré-visualização super fiel e, ainda por cima, com uma tela maior. Só essas pequenas mudanças já fazem com que a necessidade de fazer vários renders de teste caia bruscamente.

Universal Asset Preview no V-Ray Next para SketchUp

3. Ferramentas de mapeamento


Já que o SketchUp não possui de forma nativa ferramentas de texturização pra objetos mais complexos, o V-Ray 4.0 para SketchUp trouxe pra gente 4 presets de mapeamento que podem ser uma mão na roda quando essa necessidade surgir.

Ferramenta de mapeamento do V-Ray Next pra SketchUp

4. Os renders são (MUITO) mais rápidos!


Renders 2, 3, 5, 7x mais rápidos! Comparando com a versão anterior (V-Ray 3.6), apenas com as configurações padrões o V-Ray Next já ganha nas comparações de tempo de render. Além disso, o 4.0 ainda trouxe opções como o Adaptive Dome Light, que deixa o render até sete vezes mais rápido quando usamos Dome Lights pra iluminar as nossas cenas.

Comparação do tempo de render com Adaptive Dome Light ligada e desligada

5. Mais simples na hora de iluminar


Pegando o gancho com o tópico acima, quem aí nunca passou aperto pra chegar na iluminação ideal? Muito claro, muito escuro, muito amarelado… Com o V-Ray Next, isso não vai mais ser tão incômodo, já que ganhamos as opções Auto Exposure e Auto White Balance, que definem automaticamente a exposição e balanço de branco ideais de acordo com cada cena.

Auto Exposure e Auto White Balance ligado e desligado

6. Os previews podem ser quase instantâneos


Otimização é a palavra de ordem! Uma das grandes novidades do novo V-Ray para SketchUp foi a chegada do Nvidia AI Denoiser, que permite previews praticamente instantâneos quando usamos o render interativo em conjunto com essa opção.

Nvidia AI Denoiser no V-Ray Next para SketchUp

7. MultiMatte Elements, já ouviu falar?


Pensa na seguinte situação: você acabou de gerar um render, mas percebeu que quer mexer na cor de todas as plantas da cena, por exemplo, mas são vários tipos diferentes de vegetação que existem na sua cena. Usando um dos novos elements que chegou no V-Ray 4.0, chamado Multimatte Objects, você vai poder setar um único ID pra todos os modelos que quiser e, depois, selecioná-los de uma única vez facilmente durante sua pós-produção.

MultiMatte Elements no V-Ray Next para SketchUp

E se você achou que já tava bom, tenho que te dizer: essas são apenas algumas das várias novidades do V-Ray Next para SketchUp que chegou pra deixar não só os nossos renders mais realistas, como todo o nosso trabalho muito mais otimizado! 🤟


Quer saber mais sobre essa nova versão do V-Ray para SketchUp? Então dá só uma olhada nesse tutorial que fizemos, explicando uma a uma, todas as mudanças e novos recursos que chegaram no novo V-Ray:


E aí, curtiu a nova versão? Comenta aqui pra dizendo pra gente qual foi a atualização que você mais gostou 😁

3,172 visualizações
Logo_horizontal_claro_252x37.png

Criar e compartilhar conteúdo sobre a área de maquetes eletrônicas é nossa paixão.

Galerias

Cursos

Siga-nos

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2014 - 2020 - Chahoud Cursos