08 Plugins para SketchUp que vão te Salvar no TFG de Arquitetura

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Que a fase do TFG (Trabalho Final de Graduação) ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma correria só, não é segredo pra ninguém. No entanto, quando se trata da faculdade de arquitetura, dizem as más línguas que o buraco é [bem] mais embaixo.



Mas calma que não tô querendo te assustar… Pelo contrário, tô aqui pra te ajudar a ficar ainda mais preparado pra você chegar com tudo na apresentação do seu TFG. Garanto que pelo menos a quantidade de olheiras e xícaras de café necessárias por dia vão reduzir. 🤣


Então bora ver quais são os 8 plugins - ou extensões - para SketchUp que vão te ajudar demais na hora de modelar o seu projeto. 💪


Ps: não faz nem ideia do que é o SketchUp? Então pelo amor, corre e clica aqui porque você já tava ficando pra trás. Ele é um software de modelagem 3D que já deixou de ser diferencial para ser um pré-requisito na hora de você conseguir estágio em um escritório de arquitetura. Beleza? Beleza!


Com todos os avisos dados, agora sim vamo que vamo:



01. Curviloft


Sabe quando você vê aquelas referências incríveis com design orgânico, cheios de curvas pra tudo que é lado, mas não faz a menor ideia de como modelar algo do tipo no SketchUp? Pois é, o Curviloft é o plugin que vai te salvar nessas horas. Tudo que você vai precisar é criar as curvas usando as ferramentas nativas do SketchUp e depois transformá-las em faces usando essa extensão incrível criada pela galera da Fredo6.






02. Joint Push/Pull


Agora que você já tá felizão com o que aprendeu sobre o Curviloft, vai lá, cria os contornos, transforma eles em faces e tudo que precisa é pegar a ferramenta nativa de Push/Pull do SketchUp pra fazer com que essas faces ganhem uma espessura, certo? Errado! Essa ferramenta nativa só vai funcionar com faces que sejam completamente retas. 😭 Mas não se desespera ainda, porque o plugin Joint Push/Pull é feito exatamente pra isso. Ele tem diversos tipos de extrusão pra você usar em faces curvas. Guarda ele com carinho porque você vai precisar, vai por mim.



03. JHS PowerBar


O próximo plugin da lista, na verdade não é simplesmente uma extensão que vai te ajudar a fazer uma coisa só, mas um conjunto incrível com várias ferramentas úteis pra você usar no dia-a-dia modelando com o SketchUp.


Vamos dizer, por exemplo, que você quer modelar uma estrutura metálica que seja orgânica e com várias curvas para o seu TFG. Criar uma face simples a gente já viu que não nem um bicho de sete cabeça, mas uma estrutura metálica será que é possível? Usando a função Lines to Tubes, uma das funções do JHS PowerBar, você vai ver que é muito menos complexo do que se imaginava.



04. TopoShaper