08 Plugins para SketchUp que vão te Salvar no TFG de Arquitetura

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Que a fase do TFG (Trabalho Final de Graduação) ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma correria só, não é segredo pra ninguém. No entanto, quando se trata da faculdade de arquitetura, dizem as más línguas que o buraco é [bem] mais embaixo.



Mas calma que não tô querendo te assustar… Pelo contrário, tô aqui pra te ajudar a ficar ainda mais preparado pra você chegar com tudo na apresentação do seu TFG. Garanto que pelo menos a quantidade de olheiras e xícaras de café necessárias por dia vão reduzir. 🤣


Então bora ver quais são os 8 plugins - ou extensões - para SketchUp que vão te ajudar demais na hora de modelar o seu projeto. 💪


Ps: não faz nem ideia do que é o SketchUp? Então pelo amor, corre e clica aqui porque você já tava ficando pra trás. Ele é um software de modelagem 3D que já deixou de ser diferencial para ser um pré-requisito na hora de você conseguir estágio em um escritório de arquitetura. Beleza? Beleza!


Com todos os avisos dados, agora sim vamo que vamo:



01. Curviloft


Sabe quando você vê aquelas referências incríveis com design orgânico, cheios de curvas pra tudo que é lado, mas não faz a menor ideia de como modelar algo do tipo no SketchUp? Pois é, o Curviloft é o plugin que vai te salvar nessas horas. Tudo que você vai precisar é criar as curvas usando as ferramentas nativas do SketchUp e depois transformá-las em faces usando essa extensão incrível criada pela galera da Fredo6.






02. Joint Push/Pull


Agora que você já tá felizão com o que aprendeu sobre o Curviloft, vai lá, cria os contornos, transforma eles em faces e tudo que precisa é pegar a ferramenta nativa de Push/Pull do SketchUp pra fazer com que essas faces ganhem uma espessura, certo? Errado! Essa ferramenta nativa só vai funcionar com faces que sejam completamente retas. 😭 Mas não se desespera ainda, porque o plugin Joint Push/Pull é feito exatamente pra isso. Ele tem diversos tipos de extrusão pra você usar em faces curvas. Guarda ele com carinho porque você vai precisar, vai por mim.



03. JHS PowerBar


O próximo plugin da lista, na verdade não é simplesmente uma extensão que vai te ajudar a fazer uma coisa só, mas um conjunto incrível com várias ferramentas úteis pra você usar no dia-a-dia modelando com o SketchUp.


Vamos dizer, por exemplo, que você quer modelar uma estrutura metálica que seja orgânica e com várias curvas para o seu TFG. Criar uma face simples a gente já viu que não nem um bicho de sete cabeça, mas uma estrutura metálica será que é possível? Usando a função Lines to Tubes, uma das funções do JHS PowerBar, você vai ver que é muito menos complexo do que se imaginava.



04. TopoShaper


A função dessa próxima extensão é tão simples quanto útil: modelar terrenos à partir de curvas de nível. Ainda permite fazer alguns ajustes e corrigir problemas que possam existir nas curvas de forma bem simples e intuitiva. E cá pra nós, qual a chance de você não precisar disso no seu TFG? 😜



05. Skatter


Sendo o único plugin da lista que é pago, ele não estaria aqui se não fosse um dos plugins mais úteis já criados para SketchUp de todos os tempos. O Skatter permite criar gramados, vegetação e espalhar qualquer tipo de objetos no SketchUp de maneira super otimizada.




06. Bim.bon


Sim, é possível gerar os orçamentos do projeto do seu Trabalho Final de Graduação diretamente no SketchUp. E tudo o que você precisava para isso era conhecer a extensão Bim.bon.




07. Shape Bender


Junto com o Curviloft, o Shape Bender é um dos plugins que mais vai te salvar quando você precisar modelar qualquer coisa curva para o seu projeto. A maneira como ele funciona não tinha como ser mais simples: você modela o elemento no SketchUp como se fosse reto mesmo. Depois é só usar o Shape Bender pra “curvar” ele e voilà.




08. Slicer


Mais uma vez, tá lá você tendo ideias incríveis pro seu TGF, pensando em criar espaços com elementos como esse que a gente tá vendo aí na referência abaixo. Na cabeça tá tudo perfeito, mas na hora de passar pro SketchUp o único pensamento é: “não faço a menor ideia nem de como começar”.


Exemplo de design orgânico - imagem tirada da internet

Inclusive, é super comum a galera ter ótimas ideias e acabar trocando por outras muito mais simples por não saber como fazer. Mas não vai ser o mesmo com você. Você veio até aqui porque tá querendo fazer todo mundo ficar de boca aberta com o seu TFG. E como eu falei, a gente tá aqui pra te ajudar, então saca só o que o plugin Slicer faz:




Bônus: V-Ray para SketchUp


Se você quer se destacar no TFG, criar imagens renderizadas (realistas) do seu projeto não é mais que obrigação. E uma das melhores ferramentas para isso é o renderizador V-Ray. Além de ser um dos mais usados em escritórios de arquitetura no mundo todo, é sem dúvidas o renderizador para SketchUp que mais te permite alcançar o realismo, dá só uma olhada:


Loft Interior by Anh Vu Nguyen

Lugano House by David Santos

Smart City by Zaha Hadid Architects

Sim, todas essas imagens que você viu acima na verdade são renders, e todas foram renderizadas usando o V-Ray. 💪 E vale o mesmo aviso que dei lá em cima sobre o SketchUp. Saber renderizar hoje não é mais um diferencial, e sim um requisito se você quer conseguir um estágio.


E como nós aqui na Chahoud somos super gente boa, não íamos deixar você ficar para trás. Criamos um Curso 100% Free de V-Ray para SketchUp pra você aprender a renderizar desde o zero. E no final você ainda recebe um certificado de 14 horas. Bom demais, né não?!



Curtiu a matéria?! Agora que a gente te ajudou a saber como tirar as suas ideias da cabeça e passar pro 3D, espero que você arrase no TFG e deixe todo mundo de boca aberta com o seu projeto! 👊👊👊


Abração e até a próxima!

7,732 visualizações1 comentário
Logo_horizontal_claro_252x37.png

Criar e compartilhar conteúdo sobre a área de maquetes eletrônicas é nossa paixão.

Galerias

Cursos

Siga-nos

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2014 - 2020 - Chahoud Cursos