Todos os posts
chevron_right
SketchUp

10 Plugins Essenciais para quem usa SketchUp

10 Plugins Essenciais para quem usa SketchUp

Que o SketchUp é um dos softwares mais utilizados pelos escritórios de arquitetura do Brasil - e do mundo - a gente já está cansado de saber! Mas para que possamos ter ainda mais possibilidades dentro dele, a comunidade de usuários está sempre criando novos e fantásticos plugins, que simplesmente fazem uma baita diferença nos nossos trampos do dia-a-dia!

E para que você não fique de fora dessa, a gente reuniu aqui, pra vocês, os 10 PLUGINS que todo usuário de SketchUp precisa conhecer!

1. Round Corner

O primeiro da lista é um fiel companheiro! No mundo real praticamente não existem “quinas” completamente retas (com angulação exata de 90°). Na maioria dos casos, existem pequenos arredondados nas bordas. Mesmo que em alguns casos eles sejam bem sutis, e é importante eles estarem lá, pois caso contrário a diferença vai ser bem clara quando formos renderizar a nossa cena.

P.s: para o Round Corner funcionar, instale antes o LibFredo6.

2. Floor Generator

O próximo plugin é outro que, depois de conhecer, fica bem difícil abandonar! O Floor Generator permite a criação instantânea de pisos, decks, tijolinhos e muito mais! Sabe todo aquele trabalho que teríamos para modelar um deck “na unha”, com paginação certinha e tudo mais? Pois é, ele faz isso de maneira super rápida, é só escolher as medidas!

3. Solar North

O plugin solar north vai te permitir trocar o posicionamento do sol no SketchUp com uma imensa facilidade! Nada de precisar ficar rotacionando uma casa inteira pra poder ficar certinho… xP

4. Purge All

Pra quem ainda não sabia, o SketchUp, por padrão, não apaga do arquivo as informações de blocos, texturas e outras coisas que já deletamos da cena. O plugin Purge All permite a gente deletar definitivamente todos esses itens que, supostamente, já tínhamos apagado, podendo deixar o arquivo muuuuito mais leve!

E só pra reforçar: essa é uma das dicas que mostramos na matéria 07 Dicas para Deixar o SketchUp Mais Leve.

5. Laubwerk

Quase todo mundo já passou sufoco pra conseguir fazer uma vegetação com qualidade no SketchUp. O plugin Laubwerk já vem com centenas de modelos de árvores, arbustos e muito mais! Ele é simplesmente perfeito para o paisagismo!

O mais incrível de tudo é que, não só os modelos tem uma excelente qualidade e já vem configurados para o V-Ray, como cada modelo tem um montão de variações, e você ainda pode escolher de acordo com a estação do ano. Resumindo: o Laubwerk é um plugin simplesmente espetacular!

Foi ele que a gente usou pra fazer o paisagismo dessa cena aqui:

Quer dar uma olhada melhor em como ele funciona? Confere aqui!

6. Skatter

Você quer criar um gramado realista no SketchUp? Um caminho de seixos? Ou quer simplesmente espalhar vários objetos de forma randomizada(variada) sem gastar tempo? O Skatter é mais um da série de plugins incríveis que tornam a nossa vida muito mais fácil! Além de fazer tudo isso, ainda nos permite fazer de maneira incrivelmente otimizada.

Você quer criar um gramado realista no SketchUp? Um caminho de seixos? Ou quer simplesmente espalhar vários objetos de forma randomizada(variada) sem gastar tempo? O Skatter é mais um da série de plugins incríveis que tornam a nossa vida muito mais fácil! Além de fazer tudo isso, ainda nos permite fazer de maneira incrivelmente otimizada.

7. Bim.Bon

Já pensou em otimizar o seu trabalho e gerar o orçamento completo do seu projeto diretamente dentro do SketchUp? Pois é, existe um plugin gratuito para isso, e o nome dele é Bim.Bon!

8. ClothWorks

E como é que faz para criar tecidos no SketchUp, como colchas, toalhas de mesa e cortinas? Sempre achou que fosse impossível? Pois é… Para falar verdade, até pouco tempo atrás realmente seria complicado, mas o plugin ClothWorks chegou aí pra nos dar uma baita mão!

9. TopoShaper

Sabe aquele terreno com curvas de nível que tava dando um mega trabalho no seu TCC? Pois é, o TopoShaper tava aí o tempo todo e só você não viu. Tsc tsc...

Ele permite não só a criação, como a edição de terrenos com curvas de nível de maneira super eficiente e precisa no SketchUp. E é claro que a gente não ia deixar de fazer um tutorial completo pra você! Se liga só:

10. 1001 Bit

E o nosso décimo plugin não tem apenas uma, mas sim um combo de funções mega úteis pra gente que trabalha com 3D para arquitetura! Criação instantânea de escadas, cobogós e madeiramento para telhados são apenas algumas das funções desse plugin! Além disso, há outras funções mais simples, mas também muito úteis como “Fillet”, “Chamfer” e “Extend Edges”.

Bônus - V-Ray

E pra fechar com chave de ouro, não poderíamos esquecer de uma das melhores e mais usadas ferramentas de renderização, e que também funciona como um plugin diretamente dentro do SketchUp! Se você não sabe o que o V-Ray faz, dá para te explicar de maneira bem rápida: te permite transformar a sua cena em 3D no SketchUp em uma imagem realista! Dá só uma olhada:

Agora imagina apresentar suas imagens assim para os seus clientes?! A renderização não só é útil como já é um requisito no mercado atual de Arquitetura e Interiores no Brasil e no mundo todo! Se você ainda não sabe renderizar, pode ficar tranquilo que temos um Curso 100% Gratuito de V-Ray para SketchUp para você! É só clicar no link e bons estudos! o/E aí, o que achou de todos esses plugins? Saiba que não para por aí! Se você ainda não estava sabendo, nós fizemos um evento online completamente gratuito ensinando mais de 40 plugins incríveis para SketchUp!

Legal, né? E se você conhece algum plugin bem bacana e quer compartilhar, diz aí pra gente nos comentários! E claro, não esquece de nos dizer o que achou da matéria também e que tipo de conteúdo você gostaria de ver por aqui! Aquele abraço!

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.