Todos os posts
chevron_right
SketchUp

10 plugins para SketchUp que todo arquiteto precisa conhecer

10 plugins para SketchUp que todo arquiteto precisa conhecer

É fato que o SketchUp é um dos softwares mais utilizados por arquitetos e arquitetas em todo o mundo, principalmente por ser um programa intuitivo que nos permite modelar de maneira ágil os nossos projetos e ainda receber um bom feedback visual, que ajuda bastante na fase de Design Study, por exemplo.

Mas também é fato que muito do que podemos fazer no SketchUp hoje se deve a grande comunidade de desenvolvedores de plugins que multiplicam as nossas possibilidades quando o assunto é modelagem. E se você tá começando agora e/ou tá perdido em meio a esse mar de extensões, separamos pra você 10 Plugins para SketchUp que achamos essenciais para todo mundo que trabalha com arquitetura. Dá um confere:

1. 1001bit Tools - free

Pensa num conjunto de ferramentas legal, viu?! Com o 1001bit Tools (Freeware) você consegue criar de maneira rápida, intuitiva e paramétrica elementos como paredes, escadas (até escada rolante tem ?) e molduras para portas e janelas, além de inúmeras outras ferramentas tão úteis quanto.

Criando escada em espiral com o plugin 1001bit Tools.

2. Dibac - pro

Modelar um projeto inteiro, desde as paredes até o mobiliário e a decoração, em apenas alguns minutos pode parecer tarefa difícil, mas com o plugin Dibac para SketchUp isso se torna muito mais fácil. Parece mentira? Então dá só uma olhadinha no vídeo de apresentação deles que a gente vai colocar aqui abaixo:

Claro, pra fazer uma mágica dessas tem um custo: 69 Euros! Se parecer um pouquinho salgado pra você, talvez pensar em quanto tempo de trabalho ele vai economizar pode ser uma boa maneira de se convencer..rsrs’

3. CleanUp³ - free

Esse aqui é tipo Alfred (sim, o que cuidava do tio Bruce ?), sabe?! Pra quem vê de fora, não faz nada tão “vistoso” como criar escadas em segundos ou projetos inteiros em minutos, mas vai te salvar várias vezes dando uma geral no seu arquivo, eliminando elementos não usados, removendo faces duplicadas e tirando arestas desnecessárias. Muito bom pra otimizar aquele arquivo que estava super pesado mas você nem sabia o porquê.

Janela do pulgin CleanUp3.

4. Instant Roof Nui - pro

Se tem uma coisa que a galera da Vali Architects sabe fazer bem, com toda certeza são extensões para SketchUp pensadas especialmente para arquitetos. E o plugin da vez - o queridinho Instant Roof - vai ajudar você a criar telhados de maneira paramétrica e praticamente instantânea.

Criando telhados com o plugin Instant Roof.

Como ele não é uma extensão gratuita, se quiser ter ele instalado bonitinho aí no seu SketchUp vai precisar desembolsar 39 dólares, que é o preço da assinatura anual dele. E aí, não acha que vale a pena?

5. TopoShaper - free

Esse já apareceu por aqui na matéria 08 plugins que vão te salvar no TFG de arquitetura e também não tinha como ficar de fora da matéria de hoje. Com a extensão TopoShaper para SketchUp você vai conseguir modelar terrenos a partir de curvas de nível num piscar de olhos!

Modelando terreno com o plugin TopoShaper.

6. Bim.bon - free

Se você também já é chegado por aqui, deve ter ouvido falar do plugin Bim.bon nas aulas do nosso Curso Gratuito de SketchUp Pro. E não é pra menos! Gerar o orçamento dos seus projetos direto no SketchUp é uma mão na roda e tanto, então não tinha como ele passar batido.

7. Fredo Tools - free

Um outro conjunto de ferramentas que todo arquiteto e arquiteta devem fazer questão de conhecer é o FredoTools, que conta com opções incrivelmente úteis como a “Solid Volume”, que diz o volume de qualquer sólido da sua cena, e o “ThruPaint”, que ajuda a texturizar objetos mais complexos.

Ah, mas antes de instalar ele aí na sua máquina, lembre-se de instalar o LibFredo 6, que é um requisito para todos os plugins do time Fredo6 funcionarem, beleza?

8. Roof - free

Se você não pode investir agora em uma extensão como o Instant Roof, então temos um plugin free que pode te ajudar a criar as faces para o seu telhado de maneira instantânea e também paramétrica: o Roof (eu sei, o nome ficou curto e acabou com o impacto que eu queria dar, mas o plugin é show, prometo!).

Criando faces para telhado com o plugin Roof.

9. Place Maker - pro

Já imaginou se existisse uma extensão para SketchUp que importasse o mapa de uma localização que você escolhesse, e depois com apenas alguns cliques criasse todas as ruas, prédios e até rios daquela região que você selecionou? Pois é, ela já existe e tem nome e sobrenome: Place Maker (agora deu impacto, vai… ?)! Dá uma olhada nesse gif abaixo pra ter uma palhinha do que ele faz. Impossível não curtir…

Criando objetos base para ruas e prédios a partir de um mapa geográfico com o plugin Place Maker.

Pra testar o Place Maker você pode clicar neste link.

10. Component Finder - free

E pra fechar essa lista, vai aqui um plugin gratuito para SketchUp super legal e que vai te ajudar demais na hora de salvar, organizar, pesquisar e importar todos os modelos da sua biblioteca personalizada. Se você quer ter um workflow mais organizado e agilizar o trabalho na hora de ambientar seus projetos, essa com certeza é uma extensão que você não pode deixar passar.

Janela do plugin Component Finder.[/caption]E aí, gostou da matéria? Então conta pra gente se já conhecia algum deles ou até mesmo se tem algum que você usa praticamente todo dia mas a gente não citou aqui!

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.