3D para arquitetura: Conheça os 07 Softwares mais utilizados

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Se você está com dúvidas sobre qual ferramenta escolher para começar a trabalhar no ramo 3D ou apenas quer conhecer um pouco mais sobre as ferramentas mais utilizadas na área (modeladores, renderizadores, etc), essa matéria é para você!



1. AutoCAD (Representação 2D)


Sendo desenvolvido pela boa e velha conhecida Autodesk, apesar de possuir recursos voltados para modelagem 3D, o AutoCAD tem sua fidelização consolidada na criação de representações 2D de projetos (Plantas baixas, cortes, fachadas, etc.) que nada mais é do que o processo que antecede todo o desenvolvimento da modelagem 3D e renderização, já que é nessa etapa em que estarão discriminadas todas as informações necessárias para a produção do projeto.


Embora não seja realmente necessário dominar completamente essa ferramenta para trabalhar com 3D, vale a pena listá-la aqui, já que vários dos seus futuros clientes podem lhe enviar as informações usando um arquivo AutoCAD diretamente. Assim, conhecer o programa em seus recursos básicos (abrir, salvar, exportar e etc) pode facilitar bastante a sua vida.

Documentação de projeto no Autocad, por Autodesk


2. 3DS Max (Modelagem 3D)


Também desenvolvido pela Autodesk, este software é outro bastante conhecido por seu longo tempo de carreira. O 3DS MAX é um programa com nível de complexidade maior, não possuindo uma interface necessariamente intuitiva. Contudo, é um programa pensado para modelagens complexas, com grande número de polígonos e que te permite uma infinidade de possibilidades quando o assunto é modelagem 3D e animação - tanto que é muito utilizado por vários profissionais e grandes estúdios no mundo todo.

Modelo 3D de sofá, 3D Sky


3. SketchUp Pro (Modelagem 3D)


Sendo desenvolvido inicialmente como um programa gratuito pela própria Google, o SketchUp - ou apenas “SU”, para os mais íntimos - caiu nos gostos de muitos por ser uma ferramenta de interface super intuitiva e com inúmeras possibilidades, tanto que até mesmo chegou a ser vendida para a atual desenvolvedora, Trimble. Hoje em dia, o programa é comercializado e tem lá o seu custo. Contudo, para quem está estudando, o programa possui uma licença especial anual, que fica por volta dos R$ 30 mensais.


No fim, se faz uma opção bem viável para aqueles que querem aprender a ferramenta antes de investir na versão final - e de uso comercial. Além disso, é uma ferramenta bastante difundida na web e uma das mais utilizadas por escritórios de arquitetura em todo o mundo. Além de tudo isso, ainda tem compatibilidade com os renderizadores mais usados no mercado, como Lumion e Vray. E se você está na área de arquitetura & design e ainda não conhecia o Sketchup, então Aprenda do Zero Como Usar o Sketchup.

Print de modelagem orgânica no SketchUp


4. Lumion (Renderizador)


Software desenvolvido pela empresa Act-3D, teve sua popularidade originada da facilidade de renderizar imagens em tempo real, sendo também compatível com diversos modeladores como 3Ds Max e SketchUp, além de sua capacidade de criar animações e conter uma biblioteca própria de componentes dentro do próprio programa, que facilita a vida do usuário na hora de compor seu cenário.


Embora bastante aclamado, o programa têm o “pequeno” empecilho de ser um software que realmente pesa no orçamento na hora de fazer o cálculo de investimento, chegando a custar muito mais que um computador de alto nível de desempenho, por exemplo. Ainda assim, não se pode dizer que seu preço é algo extremamente exagerado, pelos resultados e pela incrível agilidade que o programa proporciona. Quem pode investir, investe.

Representação no Lumion



5. Corona Renderer (Renderizador)


Recentemente comprado pela Chaos Group, este é um renderizador super prático, que permite aos usuários que foquem na parte criativa ao invés de gastar muito tempo com um “zilhão” de setagens, e é incrivelmente aclamado por conta disso. Seu potencial é reconhecido por ser capaz de fornecer imagens super realistas como resultado final.


Contudo, por ser extremamente otimizado, não permite ao usuário liberdade para alterar algumas configurações bem específicas. Ainda assim, é um software maravilhoso. Tem como ponto “negativo” - que, provavelmente, deve deixar de existir em breve - o fato de que este software pode ser utilizado apenas nas plataformas de modelagem 3DS MAX e Cinema 4D (que se encontra na versão BETA).

Cena renderizada no Corona Renderer, por Leandro Oliveira



6. V-Ray (Renderizador)


Também da Chaos Group, é o renderizador mais usado nos escritórios e estúdios de todo o mundo. Com seu longo tempo de carreira, o V-Ray já é produzido e consolidado para várias plataformas de modelagem, incluindo todos os citados na matéria. O software teve seu glamour atribuído a sua capacidade de criar imagens extremamente fotorrealísticas através de projetos modelados em ambiente virtual. Não é difícil, atualmente, encontrar pessoas confusas sobre a real procedência de imagens (fotografia x renderização) encontradas na web ou em propagandas veiculadas em outdoors e panfletos.


Assim como o SketchUp, o V-Ray também possui seu preço e condições promocionais acessíveis para estudantes, e devido a sua popularidade existe bastante material na internet sobre ele, como nosso curso gratuito ensinando do zero como utilizar o V-Ray para SketchUp. Quer conhecer?! Então basta clicar aqui.

Imagem renderizada no V-Ray, por Gabriel Chahoud


7. Adobe Photohop CC (Pós-Produção)


Assim como o AutoCAD, o Adobe Photoshop CC não é um programa para modelagem e renderização, mas tem bastante valor quando o assunto é edição de imagens!


Sendo um dos melhores e mais conhecidos programas de edição de imagens em todo o mundo, este software não possui uma interface completamente intuitiva, mas seu poder de fogo está nas infinitas possibilidades que essa ferramenta é capaz de proporcionar ao usuário.


Das grandes manipulações aos pequenos ajustes de cor e contrastes, o Photoshop não só está presente na parte de Pós-Produção das imagens, como também é uma poderosa aliada na hora em que precisamos alterar ou mesmo criar nossos “mapas” para complementar a configuração dos nossos materiais. Se você realmente quer entrar na área, este software é simplesmente obrigatório para você. Então Aprenda do Zero Como Usar o Photoshop.

Cena externa. À esquerda: Renderização básica. À direita: Imagem pós-produzida no Photoshop


Bônus: Revit (BIM)


Este é mais um software da Autodesk, mas nem por isso pode ser comparado com qualquer outro modelador. Diferente das outras ferramentas da área, seu foco está em ser uma ferramenta do sistema BIM (Building Information Modeling), que permite a compatibilização com diversas outras ferramentas e dará ao usuário uma infinidade de informações referentes a futura performance do projeto. Já a nível de modelagem, enquanto os outros programas irão apenas fazer a representação 3D, o Revit permite não só esta mesma representação, como já de imediato, constrói e atualiza constantemente todas as representações 2D do projeto e outras informações que o usuário desejar.


Assim, não é necessário que se corrija manualmente cada representação de vistas do projeto cada vez que ele sofrer alguma alteração, como aconteceria no AutoCad. Traduzindo, se você retirou uma janela do seu projeto, por exemplo, o Revit automaticamente reconhecerá todas as representações influenciadas pela janela e excluirá esse componente atualizando todas elas.


Vale reforçar que, por ser uma plataforma BIM e não um software de modelagem 3D, ele não terá tantas ferramentas e possibilidades de modelagem/animação quanto softwares que são focados nisso. Ainda assim, aliando o fato de que é um dos softwares mais usados para elaboração e representação de projetos em todo mundo, ao fato de que é compatível com reconhecidos softwares de renderização como o Lumion e o Vray, o Revit não poderia ficar de fora dessa lista.

Projeto no Revit, por Autodesk

Gostou de conhecer um pouco do ramo 3D voltado para arquitetura? Então, escolha sua ferramenta, defina seu objetivo e mãos à obra! E se você já está super animado para começar a estudar V-ray, SketchUp e/ou Pós-produção, não deixe de conferir nossos cursos gratuitos (e com certificado) aqui! =D


Bons estudos e até a próxima! o/

4,421 visualizações
Logo_horizontal_claro_252x37.png

Criar e compartilhar conteúdo sobre a área de maquetes eletrônicas é nossa paixão.

Galerias

Cursos

Siga-nos

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2014 - 2020 - Chahoud Cursos