05 Dicas para Organizar o seu Tempo!


Não seria um engano dizer quer quase todo profissional do ramo 3D, em especial, o artista 3D – ou seja, o responsável por modelagens e renderizações em ambiente tridimensional – começou sua carreira como o famoso “Freelancer”.


Para quem não sabe ou não se lembra, “Freelancer” é como normalmente rotulamos um profissional autônomo que se disponibiliza a estar trabalhando para diversos contratantes sem que se tenha um vínculo fixo. E, como tal, todos nós acabamos por ter uma pequena barreira a ser superada, mas que quando não vencida, acaba por dificultar bastante nossas vidas como profissionais eficientes: a organização do nosso tempo.


É difícil imaginar uma só pessoa que nunca tenha dito, ao menos uma vez, que sempre quis trabalhar em casa. No entanto, o que a maioria não sabe, é dos desafios que enfrentamos para conseguir vencer a procrastinação, largar a cama em um dia de chuva ou desistir de ver o novo episódio na Netflix. Afinal, nós já estamos em casa!


A realidade é que, para que se consiga trabalhar de forma eficiente e otimizada, o primeiro passo é estar totalmente focado no seu trabalho - tarefa esta que não se torna tão fácil quando você possui ao seu dispor todas as oportunidades de conforto e, por consequência, adiamentos. É muito fácil pensar em algo como “vou deitar só uma horinha e depois começo” ou “mais tarde eu termino”. E é exatamente aí, onde mora o perigo! Se você não consegue organizar seu tempo adequadamente, se torna muito mais fácil acumular trabalho e, com isso, aumentar também seu cansaço mental. No fim, trabalhar em casa acaba por se tornar um verdadeiro pesadelo.


Mas nem por isso o mundo está perdido, minha gente! Ainda há esperança! E como há!

Para aqueles que não sabem, a Chahoud Cursos nasceu da ramificação da antiga Chahoud Renders e, assim como todo mundo, também nasceu da experiência gerada pelo trabalho como freelancer. E se nós conseguimos vencer a barreira que a comodidade de trabalhar em casa oferece, você também poderá!


Para te ajudar nesta difícil missão, portanto, passaremos aqui, exclusivamente para você, tudo o que aprendemos com nossa experiência e pesquisando em sites, revistas e documentários sobre “a arte de organizar o seu tempo”.




1 – Determine seu horário de trabalho!


Apesar de ser um tanto óbvio, é justamente por se estar em casa que nos esquecemos dessa importante etapa. Ao determinar seu horário de trabalho, você não só consegue se organizar quanto às suas outras tarefas cotidianas – dormir, estudar, comer, sair e etc -, como também é o primeiro passo para que você possa monitorar seu trabalho e descobrir o tempo exato que você necessita para realizar cada importante ação no seu trabalho – o que facilita bastante e evita erros na hora de passar o prazo para o seu cliente.

Determinar seu horário de trabalho não significa apenas estar em seu espaço físico de trabalho ou estar ativamente mexendo em algum projeto, significa também não atender clientes fora do horário comercial e deixar isso claro para eles! Tratar bem o cliente, não só é uma questão de educação, como também de profissionalismo. Contudo, isso não quer dizer que você tenha que respondê-lo fora do seu horário de trabalho, até porque, ele, muito provavelmente, também não gostaria que você tentasse ligar de madrugada para tirar-dúvidas do projeto, não é?

É importante saber ignorar o trabalho quando não se está em horário comercial para que seu corpo e sua mente tenham o descanso adequado. Atende via whatsapp? Tenha dois celulares e deixe o comercial para trás quando for para casa.




2 – Prazos justos!


Apesar da urgência do cliente e o dinheiro oferecido por ele serem bastantes tentadores - além da pequena insegurança de não conseguir o trabalho caso desagrade o mesmo -, é necessário que se passe um prazo verdadeiro. Deixar clientes esperando depois que já se estabeleceu um prazo é muito pior do que pedir um prazo maior do que ele almeja. É fato que um prazo curto é muito mais atrativo, mas a falsa propaganda também fará com que você, inevitavelmente, perca o cliente. Afinal, como ele acreditará em você, se você já descumpriu o prazo estipulado anteriormente?

É certo que, caso o prazo não seja cumprido logo no primeiro trabalho juntos, o cliente não retornará e, caso não seja seu primeiro projeto juntos, ele certamente ficará receoso em retornar e já pensará em procurar outras opções. Ou seja, tentar fazer o impossível é, literalmente, um tiro no próprio pé!

E, sendo assim, aqui vai um conselho de amiga: dê prazos verdadeiros e que incluam uma pequena margem de erro! Imagine coisas como: e se a luz acabar? E se eu ficar doente? E se o meu computador pifar? E se o meu programa travar? Todos esses fatores, normalmente, não passam nas nossas cabeças logo no primeiro momento, entretanto, é justamente quando menos podemos que os “desastres naturais” gerados pela nossa falta de sorte acontecem.

Então, se você já determinou seu tempo de trabalho, você já sabe quando tempo levará para fazer o projeto. Assim, se você leva dois dias para realizá-lo, peça três! Para amenizar a situação, você pode simplesmente dizer que precisará de três dias, mas se conseguir antes, entregará antes – o que não deixa de ser a real intenção. A verdade do mundo é que, normalmente, o problema não está no que se fala, mas em como se fala.




3 – Trabalhe o seu psicológico!


Apesar de parecer bastante “idiota”, é necessário que se esteja psicologicamente preparado para trabalhar. Sua mente precisa entender que há o horário de prazer e o horário de trabalho. Algumas pessoas possuem mais facilidade em se programar quanto à isso, outras nem tanto. Se você faz parte do time menos favorecido, caro companheiro, empenhe-se em encontrar uma forma de ativar o modo “work” no seu cérebro!

Algumas pesquisas que eu não vou dizer ser da “Massachusetts Ohio” só porque não me lembro mais de onde exatamente são – indicam que ter um uniforme de trabalho –  em outras palavras, uma roupa específica para o horário de trabalho -, ajuda à nossa mente entender que estamos no nosso momento de obrigações profissionais. Então, nada de trabalhar de pijama!

Um outro estudo, ainda, diz que para nos acostumarmos em fazer alguma coisa, é necessário que se faça 66x. Ou seja, companheiro, não espere resultados logo na primeira semana. Persevere! Dizem que os japoneses esperam 5 anos para saber se o negócio deles vai dar certo ou não, o que custa tentar manter seu esforço por meros 2 meses?

Um outro ponto importante - e também confirmado por várias pesquisas - é que se é necessário ter um espaço específico de trabalho. Além de estar estimulando sua mente a entender que você está em seu horário de trabalho, você ainda mantém seu corpo saudável!

Compre uma mesa com espaço adequado para os seus equipamentos, utilize uma cadeira confortável e ergonomicamente correta, deixe o monitor na altura adequada para que a linha dos seus olhos esteja na metade – horizontal – do monitor, use um descanso de pés e, certamente, você não terá problemas como L.E.R – Lesão por Esforço Repetitivo -, dores na coluna, dores na nuca ou problemas com a circulação. Lembre-se de separar 10 ou 15 minutos entre o início e o fim de cada turno de trabalho para se alongar ou “esticar” as pernas.




4 – Gerencie suas atividades!


Ao contrário do que se pensa, trabalhar não é simplesmente pegar o projeto para modelar ou preparar a cena para renderizar. É necessário que se planeje e especifique cada etapa a ser seguida antes de tudo se iniciar. Desta forma, não só facilitará o seu monitoramento de andamento do trabalho, como também estará recompensando sua mente pelo tempo gasto. Um outro estudo estrangeiro aponta que, ao escolhermos metas a serem executadas e “riscá-las” após terminadas, o nosso cérebro passa por pequenas experiências de satisfação. Ou seja, não trabalhe apenas com objetivos grandes, desmembre-os em sub-objetivos, ou seja, etapas necessárias para que o objetivo geral seja cumprido.

Vai fazer uma modelagem? Crie uma listinha de objetos a serem modelados e vá riscando-os quando terminados: terreno do projeto; paredes; esquadrias; cobertura; terrenos vizinhos; calçada...  Anote tudo e vá riscando conforme for concluindo! Desta forma, além de gerenciar a sua produtividade, você ainda garante que não cometerá erros ou esquecerá de modelar algum objeto ou mesmo de colocar algum material.

Não gosta de usar a caneta? Use algum aplicativo. Eu – Erika – prefiro usar o caderno ou as notinhas autoadesivas espalhadas pela parede ou nas bordas do monitor. O Gabriel, porém, prefere utilizar o aplicativo Color Note - um aplicativo disponível na loja do Windows e também Google Play Store. Não interessa se manualmente ou virtualmente, o processo de trabalho precisa ser visual!




5 – Valorize as suas horas de trabalho!


Apesar de todo o nosso processo para organizar nosso tempo, vez ou outra, fica inevitável recusar um trabalho urgente – em especial, quando vindo de um cliente de longa data. Ainda assim, é necessário lembrar que apesar da pequena empatia, precisamos valorizar nossas horas de trabalho. Por mais que se ame o trabalho, querendo ou não, trabalhar é desgastante e tanto sua mente quanto o seu corpo precisam de um descanso. Negligenciar seu descanso é o mesmo que diminuir o seu tempo de vida útil. Achou rude? Use um equipamento sem desliga-lo por longos períodos e ele certamente irá queimar bem antes do esperado e com você não será diferente!

Ao se trabalhar mais do que o devido, a mente não só entra em estado de esgotamento, como a imunidade do corpo cai drasticamente. E, desta forma, nem preciso dizer que você logo terá problemas de saúde que te impedirão de trabalhar e atrasarão suas tarefas, preciso?

Vai fazer um trabalho com prazo urgente? Cobre! Cobrar uma taxa sobre essas horas a mais que você precisará fazer agora, garantirá que as horas que você precisará tirar em um outro momento para descanso não impacte no seu orçamento.Coloque essas dicas em prática no seu dia-a-dia e, certamente, verá a diferença! Trabalhe apenas o necessário e também descanse o necessário.

Conseguindo organizar bem o seu tempo, definitivamente, o seu desempenho se elevará, assim como os seus lucros, afinal, o seu trabalho estará sendo feito com maior eficiência. Deu certo para nós, que tal nos dizer depois se te ajudou também?

496 visualizações
Logo_horizontal_claro_252x37.png

Criar e compartilhar conteúdo sobre a área de maquetes eletrônicas é nossa paixão.

Galerias

Cursos

Siga-nos

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2014 - 2020 - Chahoud Cursos