7 Dicas para Deixar o Sketchup Mais Leve

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Quem nunca teve o Sketchup super lento e travado justo naquela hora mais crítica? E você, já teve aquela vontade clássica de fazer o PC ir voando pela janela?


Todos nós sabemos que hardware aqui no Brasil custa “um olho da cara”, mas antes de descontar na coitada da sua máquina, saiba que a culpa, muito provavelmente, não é dela. Então, saca só essas 7 dicas para deixar o seu Sketchup MUITO mais leve!



1. Use o plugin “Proxy View”


Quanto mais geometria tiver, mas a viewport do Sketchup tende a ficar lenta. Utilizar o plugin proxy view te permitirá alternar a geometria de cada objeto entre sua forma original e uma forma super simplificada. Fazendo isso, a gente pode simplesmente deixar objetos “mais pesados” com um formato extremamente simples e leve, além de habilitar a malha original deles apenas quando realmente for necessário.


Baixar Proxy View



2. Explore os Layers


Usar a ferramenta de “camadas” do Sketchup é uma regra quando o assunto é trabalhar de maneira otimizada. Os “layers” nos permitem separar os objetos por categorias e facilmente ocultar quaisquer uma dessas camadas sempre que a visualização delas não seja necessária.




*A regra é clara: só deixe visível na viewport o que realmente for necessário!


3. Utilize a opção “Fade Rest of Model”


Essa aqui é uma baita função que nos permite “isolar” os objetos que estamos editando, ocultando todo o restante durante a edição e deixando o processo muito mais ágil!





4. Use o Purge


Pra quem ainda estava desavisado, o Sketchup, de vez em quando, gosta de pregar umas peças em seus usuários. E nesta aqui, você provavelmente já caiu algum dia!



A questão é: você, todo inocente, andou testando vários modelos na sua cena e por fim, definiu o que realmente queria. Deletou o restante, mas mal sabia você que mesmo depois de você ter deletado eles, os objetos que você supostamente apagou, não aguentaram a saudade e continuaram agarrados ali, “pesando” no seu arquivo.


E para apagar de vez do arquivo os objetos que você deletou, existem 2 opções: usar a ferramenta nativa do Sketchup, que vai apagar tudo que não estiver sendo usado (modelos, texturas, etc); ou ainda o plugin Purge All, que te permite escolher exatamente o que deseja apagar.


Baixar Purge




5. Desligue as “Sombras”


Sombras deixam tudo mais bonito, a gente sabe disso! Mas projetar sombras de um zilhão de facezinhas não vai fazer bem pra sua viewport, e com certeza vai deixar ela mais lenta! Então, a dica é que vocês habilitem as sombras apenas quando realmente necessário!