Todos os posts
chevron_right
SketchUp

7 Dicas para Deixar o Sketchup Mais Leve

7 Dicas para Deixar o Sketchup Mais Leve

Quem nunca teve o Sketchup super lento e travado justo naquela hora mais crítica? E você, já teve aquela vontade clássica de fazer o PC ir voando pela janela?

Todos nós sabemos que hardware aqui no Brasil custa “um olho da cara”, mas antes de descontar na coitada da sua máquina, saiba que a culpa, muito provavelmente, não é dela. Então, saca só essas 7 dicas para deixar o seu Sketchup MUITO mais leve!

1. Use o plugin “Proxy View”

Quanto mais geometria tiver, mas a viewport do Sketchup tende a ficar lenta. Utilizar o plugin proxy view te permitirá alternar a geometria de cada objeto entre sua forma original e uma forma super simplificada. Fazendo isso, a gente pode simplesmente deixar objetos “mais pesados” com um formato extremamente simples e leve, além de habilitar a malha original deles apenas quando realmente for necessário.

Baixar Proxy View

2. Explore os Layers

Usar a ferramenta de “camadas” do Sketchup é uma regra quando o assunto é trabalhar de maneira otimizada. Os “layers” nos permitem separar os objetos por categorias e facilmente ocultar quaisquer uma dessas camadas sempre que a visualização delas não seja necessária.

A regra é clara: só deixe visível na viewport o que realmente for necessário!

3. Utilize a opção “Fade Rest of Model”

Essa aqui é uma baita função que nos permite “isolar” os objetos que estamos editando, ocultando todo o restante durante a edição e deixando o processo muito mais ágil!

4. Use o Purge

Pra quem ainda estava desavisado, o Sketchup, de vez em quando, gosta de pregar umas peças em seus usuários. E nesta aqui, você provavelmente já caiu algum dia!

A questão é: você, todo inocente, andou testando vários modelos na sua cena e por fim, definiu o que realmente queria. Deletou o restante, mas mal sabia você que mesmo depois de você ter deletado eles, os objetos que você supostamente apagou, não aguentaram a saudade e continuaram agarrados ali, “pesando” no seu arquivo.

E para apagar de vez do arquivo os objetos que você deletou, existem 2 opções: usar a ferramenta nativa do Sketchup, que vai apagar tudo que não estiver sendo usado (modelos, texturas, etc); ou ainda o plugin Purge All, que te permite escolher exatamente o que deseja apagar.

Baixar Purge

5. Desligue as “Sombras”

Sombras deixam tudo mais bonito, a gente sabe disso! Mas projetar sombras de um zilhão de facezinhas não vai fazer bem pra sua viewport, e com certeza vai deixar ela mais lenta! Então, a dica é que vocês habilitem as sombras apenas quando realmente necessário!

6. Desative a opção “Profiles”

Esta aqui é uma daquelas dicas pra guardar no coração! Quanto mais informação visível na viewport, mais ela tende a ficar lenta. E uma das que mais pesam nesse sentido, são os “profiles”. Você pode desabilitá-los indo em Tray > Styles > Edit > Edges. Faça isso e a diferença é imediata! E nem precisa agradecer… uma coca e uma coxinha e tá tudo certo!

7. Use as “Cenas”

As cenas já são super conhecidas da galera, mais ainda há quem não faça uso delas. Elas permitem que você crie, como o nome já diz, várias cenas diferentes, sendo que em cada cena, só fica visível aquilo que você achar necessário.

Ou seja, você pode ter um arquivo com 3 ambientes - sala, cozinha e banheiro, por exemplo - e criar uma cena para cada ambiente, deixando visível em cada cena, apenas os objetos que fazem parte do ambiente em questão. Se você quer editar uma parede do banheiro, não tem porquê os modelos que estão na cozinha e da sala estarem aparecendo também, correto?!

E calma que tem mais! Mas antes, vale reforçar: pelo fato de o Sketchup ser um software super “simpático” e intuitivo, nos aventuramos facilmente nele! O problema está em que, na maioria das vezes, por aprendermos sozinhos ou em “vídeos soltos” na internet, acabamos aprendendo de maneiras que nem sempre são realmente corretas, e nosso aprendizado fica cheio de falhas.

Então, recomendo fortemente que vocês vejam nosso Curso de Sketchup Pro, que é 100% Gratuito e Com Certificado! Se você quer ter uma base realmente sólida no Sketchup e ainda aprender vários dos principais plugins, não deixe essa passar!

BÔNUS: Skatter

Esta aqui vai, principalmente, pra galera do render: o pugin Skatter é simplesmente sensacional! Nos possibilita espalhar vários objetos em uma superfície, linhas ou contornos e até mesmo em uma área que nós mesmos definimos “pintando” sobre a face, utilizando o sistema de “brush”. O plugin já conta com uma biblioteca de árvores, arbustos e seixos, mas pode distribuir também qualquer outro objeto que você tiver na cena, e não apenas vegetação!

E pra melhorar, além do que já foi dito acima, ele já permite espalhar os objetos automaticamente como proxies, deixando a viewport muito mais leve! Não bastasse tudo isso, ele ainda conta com a função “render only”. Essa função permite que ele distribua os objetos, mas deixe eles ocultos da viewport, fazendo com que eles não “pesem” absolutamente nada na viewport do Sketchup, e ainda assim, apareçam no render normalmente!

E aí, já fez os testes com as dicas da matéria?! Se não, então faz aí e escreve nos comentários logo abaixo o que você achou!

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.