Como o Skatter para SketchUp pode facilitar a sua vida

Qual é o melhor plugin para SketchUp que existe? Difícil responder essa pergunta, já que a comunidade de desenvolvedores não para de criar plugins incríveis e que expandem cada vez mais as possibilidades do que conseguimos criar e modelar no SketchUp, e cada uma com um propósito diferente.


Mas uma coisa é fato: existem plugins que são divisores de águas, aqueles que, uma vez lançados, viram ferramentas essenciais pra quem quer ter mais agilidade e qualidade! E um desses, que inegavelmente se tornou essencial, é o Skatter: uma ferramenta criada pela equipe Lindalë, que pode facilitar (e muito!) a vida de qualquer usuário do SketchUp! Quer ver só? Então acompanha aí…



1. Crie gramados em segundos


Criar gramados realistas, durante muito tempo pode ter sido um pesadelo difícil pra muita gente. Seja pela dificuldade em distribuir o gramado corretamente sobre o terreno; pelo peso que isso poderia gerar na viewport; ou até mesmo por conta da configuração do material. Com o Skatter, você cria um gramado já todo configurado, de maneira super leve, e em poucos cliques...

Criando gramado com Skatter no SketchUp.
Criando gramado com Skatter no SketchUp.

2. …e caminhos de seixos também


O mesmo vale pra quando você precisar criar caminhos de seixos nos jardins dos seus projetos! O passo a passo é tão simples quanto: basta selecionar os seixos na biblioteca, escolher a face onde que você quer que os seixos apareçam e pronto!

Criando caminho de seixos.
Criando caminho de seixos.

3. Aproveite a biblioteca de modelos


Além do gramado e dos seixos que você viu ali em cima, a biblioteca do Skatter ainda conta com vários outros modelos muito bons pra você usar nas suas cenas, que vão desde tipos diferentes de grama, ótimas árvores, arbustos, flores, rochas, e até mesmo plantas aquáticas!

Biblioteca do Skatter.
Biblioteca do Skatter.
Imagem composta usando modelos da biblioteca do Skatter. Render por Mads Bjerre Olese.
Imagem composta usando modelos da biblioteca do Skatter. Render por Mads Bjerre Olese.

4. ...e adicione seus próprios modelos à biblioteca


Se só a biblioteca do Skatter já é de se impressionar, a brincadeira pode ficar ainda mais legal quando você adiciona a ela os seus próprios modelos, criando uma library completamente personalizada, de acordo com as suas principais necessidades, e podendo usar esses modelos de maneira extremamente ágil, como qualquer um que já vem por padrão na biblioteca do Skatter.

Adicionando modelos à biblioteca do Skatter.
Adicionando modelos à biblioteca do Skatter.
Usando os modelos adicionados à biblioteca anteriormente.