Como o Transmutr vai aumentar o nível dos seus projetos no SketchUp

Atualizado: 2 de Nov de 2020

Se você é usuário do SketchUp, certamente já teve seus momentos de raiva ao navegar pelo 3D Warehouse. Isso porque, ao mesmo tempo em que ele tem uma quantidade enorme de modelos, a maioria dos “blocos” que encontramos lá não tem uma qualidade legal. Então, seja pra apresentar projetos direto no SketchUp com uma melhor qualidade, ou para aumentar o nível de realismo das suas renderizações, só depender dos modelos do Armazém 3D não dá mais.



E onde é que entra o Transmutr nessa história?


A verdade é que existem dezenas de sites espalhados pela internet que oferecem modelos 3D de alta qualidade! Acontece que, normalmente, esses modelos legais estão disponíveis apenas em formatos como .3ds, .Fbx e .Obj, que não são compatíveis com o SketchUp. 😱 Mas com o Transmutr você vai conseguir importar arquivos com todos esses formatos dentro dos seus projetos, de maneira simples, rápida, e leve! 😍 Quer ver só?



1. Importe vários formatos diferentes de modo super simples


Quem já tentou importar arquivos de formatos diferentes no SketchUp, como 3ds por exemplo, sabe bem a dificuldade que é. Seja de maneira direta, ou mesmo usando outras ferramentas, normalmente o processo é complexo, trava bastante, e muitas vezes o modelo vem literalmente faltando pedaço por ter excedido o peso suportado 😂 Com o Transmutr você não vai passar nenhum desses apertos. É só clicar em cima do arquivo - que pode ser .3ds, .dae, .fbx, .obj ou .stl -, e arrastar pra dentro do Transmutr. É literalmente um “arrasta e solta”. Não tem como ser mais simples que isso, né?! 😁

Importando modelo em formato .fbx no SketchUp.
Importando modelo em formato .fbx no SketchUp.

2. Não perca as texturas do modelo


Antes, alguns dos problemas que mais acompanhavam os usuários que tentavam importar modelos de outros formatos, eram dois: 1) o modelo perdia completamente as texturas — o que tinha potencial para inutilizá-lo, já que não existe uma ferramenta nativa para texturização de objetos complexos no SketchUp; ou 2) pra tentar manter as texturas, os usuários precisavam abrir outros softwares e rodar dois ou três scripts pra preparar tudo — o que levava um baita tempo e não era nada animador. Bom, olha como é agora, ao importar com o Transmutr…

O Transmutr preserva as texturas aplicadas ao modelo antes da importação.
O Transmutr preserva as texturas aplicadas ao modelo antes da importação.

3. Aproveite as configurações dos materiais


Achou que já tava bom o Transmutr manter a texturização dos objetos? Ele vai ainda mais além! Se o objeto que você importou já tinha os materiais configurados em outro software (o que é bem comum nos principais sites de modelos 3D), o Transmutr interpreta e converte esses materiais, pegando as principais configurações e deixando o modelo prontinho pra renderizar no V-Ray, Thea Render ou Enscape.

O Transmutr mantém as configurações de materiais dos modelos importados.
O Transmutr mantém as configurações de materiais dos modelos importados.

4. Transforme qualquer modelo em proxy


Hoje em dia, quase todos os principais renderizadores do mercado possuem o recurso de transformar objetos em proxies. O principal objetivo disso é criar uma visualização simples para o objeto, para que ele fique bem mais leve na viewport, e mesmo assim apareça com a qualidade inalterada no render. Usando o Transmutr, você pode transformar seus modelos em proxies do V-Ray, Thea e Enscape. Tudo com apenas um clique.

Transformando um modelo em pTransformando um modelo em proxy com um clique.roxy.
Transformando um modelo em proxy com um clique.