Como ser um Freela 3D de sucesso

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Se há alguns anos você perguntasse pra qualquer cidadão dessas terras tupiniquins sobre o que eles pensam em relação a trabalho Home Office, em quase 101% dos casos a resposta seria algo mais ou menos assim 👇


“Trabalhar em casa, na hora que eu quiser, de bermuda e chinelo e ainda sendo meu próprio chefe? É o sonho de qualquer um!”



Realmente trabalhar em casa tem vários pontos positivos, mas nem tudo são flores se você não estiver preparado. Situações como passar finais de semana e madrugadas trabalhando, propostas de parcerias “milagrosas”, entre outras cositas más podem acabar pegando a galera de surpresa, e até mesmo desanimando quem achou que tudo ia ser moleza.


Mas não se preocupe, é exatamente pra você não precisar passar por isso (ou parar de passar, caso já esteja acontecendo 😅) que a gente preparou estas dicas essenciais pra ser um freelancer de 3D de sucesso!



1. Conheça o valor do seu trabalho


Freelancer ou não, trabalho é trabalho. A não ser que você faça 3D por caridade, é dele que você vai tirar o seu sustento. E por isso, antes de qualquer outra coisa, é essencial que você conheça o valor do próprio trabalho.


Quando se está começando, o mercado tenta abusar de você com promessas como “Faz pra mim que eu te indico pra vários conhecidos” ou “Faz mais barato, vão vir muitos projetos depois desse”.



E pra não cair numa dessas, a primeira pessoa que deve conhecer o valor do seu trabalho é você mesmo. Quanto você quer (ou precisa ) ganhar? Quais são as suas despesas? É de suma importância que você se planeje o quanto antes e consiga obter essas respostas. Caso contrário, provavelmente a coisa vai desandar (e muito).


Contudo, como a gente nunca te deixa na mão, preparamos este post sobre como cobrar. Dá um confere lá 💵 e depois pode ir pro próximo tópico 😉



2. Defina hora e local para trabalhar


A procrastinação pode ser uma das maiores inimigas de todo freela. Isso acontece porque quando se trabalha em casa, sem nenhuma “obrigação” (entre aspas bem grandes, porque só PAGAR OS BOLETOS já é uma baita obrigação 😂), tudo pode ser um motivo pra começar o trabalho mais tarde. Você vai querer dormir um pouco mais, ver mais um ep daquela série legal ou alguém vai te pedir um favor bem rapidinho. Tudo pode ser motivo pra adiar o trabalho, até porque “é você que escolhe quando quer trabalhar ou não”, não é mesmo?


Resultado: não importa se o seu prazo era de 2 semanas ou 2 meses, você vai passar os últimos 3 dias - que provavelmente serão num fim de semana - correndo desesperado e trabalhando a madrugada toda para tentar entregar dentro do prazo.


Então vai por mim, se a procrastinação é sua maior inimiga, a organização é a sua maior aliada!


Estabeleça um horário de trabalho e tente segui-lo ao máximo. E tente escolher como lugar de trabalho um local que seja o mais livre possível de interrupções e distrações. Pode ter certeza que sua saúde, seu emocional e o seu bolso vão te agradecer bastante.



3. Planeje bem suas finanças


Um mês você ganha R$5.000 e no outro só entram 500 Trumps. Qual sua reação?