Onde achar HDR's grátis e de qualidade para seus renders

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Antes de mais nada, para os perdidos de plantão: que “desgrama” são HDRs? Cortando toda a “balela” e indo direto ao ponto, os famosos HDRI's (High Dynamic Range Image) ou simplesmente HDR's, são arquivos de imagem que podem ser interpretadas pelo V-ray para serem usadas como uma fonte “realista” de iluminação, trazendo em seu conteúdo todas as informações de iluminação e exposição reais do local.


Resumindo, nós inserimos esse arquivo de imagem no Vray e, a partir dela, o nosso querido Vray gera para nós: iluminação, background, e informações para reflexos e refrações. Bem legal, não acha? =D


Vejam abaixo o preview de uma imagem HDRi.

Preview de uma imagem HDR de céu ao entardecer
Preview de uma imagem HDR de céu ao entardecer

Agora veja o resultado que obtemos quando usamos a mesma imagem HDR em uma Dome Light!


Print da viewport do SketchUp com HDR de céu aplicado no render
Print da viewport do SketchUp com HDR de céu aplicado no render

Dá pro gasto, não é?! E se você ainda não sabe como usar corretamente um arquivo HDR no Vray para SketchUp, também não precisa se preocupar. Abaixo temos um vídeo explicando desde o zero como fazer! É super tranquilo e o resultado vocês já viram! \o/



Agora, se você já sabe usar, vamos direto ao que interessa: você sabe Onde Encontrar HDRs de Qualidade e Grátis para Usar nos Seus Renders? Não? Então, vamos listar aqui alguns dos principais sites que vão te ajudar nessa missão:



1. HDRi Haven

Esse aqui é um dos mais novos e mais incríveis sites quando o assunto são HDRs. São arquivos de todos os tipos - áreas internas, externas, estúdios, etc -, e com altíssimas resoluções que chegam até os 16K. E o mais incrível é que é TUDO 100% gratuito, mesmo os arquivos com as mais altas resoluções!


É ou não é um verdadeiro refúgio? =D



2. HDRi Skies

O segundo da lista contém nada menos que centenas de arquivos! Sendo focado em fotografias externas, mas apesar de não conter interiores ou estúdios, contém uma enorme variedade de horários, climas e BGs(backgrounds). Todos os arquivos podem ser baixados gratuitamente, com resolução de 2048x1024px, ou por 15 dólares com resolução de 20k. Ainda assim, os gratuitos - que são os que a gente ama - nos suprem muito bem na grande maioria dos casos.


Para fazer o download, crie primeiro um cadastro e, na hora de baixar, faça todo o processo como se fosse uma compra normal. No final de tudo, você verá a palavra Zip - é só clicar e baixar!



3. HDR Maps

Um outro site que, mesmo tendo também produtos pagos, possui dezenas de HDRs gratuitos incríveis e em ótima resolução, tanto de ambientes internos, como externos! O processo para baixar os “0800” é o mesmo que para os pagos. Faça tudo como se fosse uma compra normal. A diferença é que nos gratuitos, nenhum valor será cobrado, então, basta fazer um cadastro normal. Para ir direto para os freebies do site, clique aqui.



4. Vizpeople

A Vizpeople tem várias coleções pagas, mas para felicidade da galera, liberaram há um bom tempo atrás, uma coleção Free com 10 HDRs que você pode baixar clicando aqui.

#OldbutGold



5. NoEmotion

E pra fechar com chave de ouro, não podia ser diferente: mais uma “penca” de HDRs incríveis, com alta resolução, e totalmente gratuitos!


Desta vez, eles estão categorizados por horário - Dia, Entardecer, Noite, e etc. E não precisa nem de cadastro, basta clicar no botão de download, esperar (lembrando que, dependendo da sua net, é recomendado que você pegue um café pra relaxar, pois os arquivos são pesados) e ser feliz!


Mas afinal, tudo realmente são flores?


As principais desvantagens do HDR em relação ao V-Ray SUN são: ele não tem tanta flexibilidade na configuração, ou seja, se você quer uma iluminação com sol um pouco mais acima ou um pouco mais abaixo, o jeito vai ser procurar um outro HDR que tenha essas características. Já a segunda desvantagem é o fato de que o render com o sol nativo do Vray acaba saindo mais rápido boa parte das vezes.


Aprenda a configurar iluminação natural com o V-Ray para Sketchup


Mas tirando isso, com certeza é uma excelente técnica que pode gerar resultados simplesmente fantásticos e muito realistas para os seus renders.

Vale lembrar também, galera, que as 2 aulas que postamos aqui nessa matéria fazem parte do nosso Curso online 100% GRATUITO e COM CERTIFICADO de V-Ray 3.6 para Sketchup!


E aí, gostou da matéria?! E se você conhece algum outro site para baixar HDR's gratuitos comenta aí embaixo, e aproveite também para nos dizer o que achou dessa matéria, e nós seremos eternamente gratos! =D

72,436 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo