Qual a V-Ray Light ideal para cada situação?

Atualizado: 11 de Dez de 2019

Um dos objetivos almejados por praticamente todo mundo que trabalha com renderização é conseguir fazer uma boa iluminação, daquelas que deixa clientes e colegas da área de boca aberta! Mas não é todo mundo que atinge esse objetivo, principalmente quando se trata de iluminação artificial no V-Ray para SketchUp.


O motivo disso? Um deles, com certeza, é não saber qual a V-Ray Light correta para cada situação 😮 E é exatamente por isso trazemos uma matéria fresquinha pra te ajudar a identificar qual a melhor opção na hora de iluminar o seu projeto lá dentro do SketchUp. Tá a fim de descobrir? Então segue lendo a matéria e depois conta pra gente o que achou!



O que são V-Ray Lights?


“First things first”... Pra garantir que ninguém fique boiando, vamos começar falando bem brevemente sobre o que são essas tais V-Ray Lights, pode ser? Então vamo lá que a resposta é bem simples:

“Em resumo, as V-Ray Lights são os vários tipos de luzes que o V-Ray oferece para conseguirmos uma criar uma iluminação realista nos nossos projetos. Seja para iluminar uma cena interna ou externa, você vai encontrar uma opção apropriada para o que estiver precisando lá na barra de luzes do V-Ray.


Barra de V-Ray Lights no V-Ray para SketchUp

Dependendo da cena e do efeito de iluminação que estiver tentando criar, você ainda pode optar por usar apenas um tipo de luz ou até uma combinação com mais de uma delas”.


Legal, né?! Bom, agora que você já conhece a definição que a própria Chaos Group (a desenvolvedora do V-Ray) deu à elas, vou colocar aqui abaixo todos os tipos de V-Ray Lights que estão disponíveis pra gente no V-Ray para SketchUp 👇


  • Rectangle Light (também conhecida como Plane Light)

  • Sphere Light

  • Spot Light

  • IES Light

  • Omni Light

  • Dome Light

  • Mesh Light



1. Rectange Light

Previsualização da Rectangle Light no V-Ray para SketchUp

Dever de casa feito, então chegou a hora de você saber qual V-Ray Light é a ideal pra cada situação, e ninguém melhor pra começar do que as Rectangle Lights, uma das mais versáteis e, com certeza, uma das mais usadas pelos usuários do V-Ray.


Por padrão, ela emite luz em apenas uma direção, mas você também pode habilitar a opção “Double Sided” se quiser que ilumine para os dois lados da face. Por essas características, é ótima para simular leds, spots de luz ou até mesmo telas de projetor (quando utilizamos a opção “Directionality”).


Seu formato padrão é retangular (por isso o nome 😜), mas ela também pode ser usada na forma elíptica.



2. Sphere Light

Previsualização da Sphere Light no V-Ray para SketchUp

Tem várias configurações e características em comum com a Rectangle Light, como por exemplo, o fato de que em ambas o tamanho que você define para elas vai afetar a intensidade da luz emitida por elas.


Uma das principais diferenças entre ela e a rectangle está justamente no seu formato, que como o nome indica, é esférico, fazendo com que emita luz para todos os lados (literalmente, uma “esfera de luz”.. rsrs’).


Use a Sphere Light para pontos de luz que são multidirecionais, como alguns tipos de abajour e lustres.



3. Spot Light

Previsualização da Spot Light no V-Ray para SketchUp

Diferente das duas primeiras, a Spot Light vai simular um tipo de luz mais focado, num formato que lembra um “cone”. E usando as opções Cone Angle e Penumbra Angle você vai poder controlar de maneira precisa o tamanho das áreas de luz e penumbra, respectivamente.


Um bom exemplo de uso seriam postes de luz, luminárias de mesa e alguns tipos de spot, também.



4. IES Light

Previsualização da IES Light no V-Ray para SketchUp

Se todas as outras luzes podem ser controladas diretamente por suas opções, uma das grandes diferenças das IES Lights está justamente em depender de um arquivo .IES.


Esse arquivo vai conter as especificações de como essa luz funciona na vida real, como direção, formato e até mesmo intensidade (embora você também possa controlar a intensidade separadamente). As IES podem ser usadas para alguns tipos de spot, luminárias de trilho e até mesmo faróis de carros em alguns casos. Se o resultado que você está buscando é algo como esse aqui abaixo, então vá de IES Light com certeza 😎



5. Omni Light

Previsualização da Omni Light no V-Ray para SketchUp

Assim como as Sphere Lights que citamos no terceiro tópico, as Omni Lights também emitem luz de maneira multidirecional, ou seja, para vários lados em vez de um só como acontece com a Rectangle (por padrão) e a Spot Light.


Uma das principais diferenças entre ela e sua companheira de formato redondinho, é que no caso das Omni Lights o tamanho não afeta a intensidade, ou seja, você pode aumentar ou reduzir o seu tamanho livremente e a força da luz emitida por ela continuará dependendo unicamente das configurações de intensidade que você colocou. Use-a quando quiser mais controle sobre o comportamento das sombras, já que ela possui algumas configurações a mais, como a opção Shadow Radius, que nos permite controlar o quão esmaecidas as bordas das sombras serão.


Onde usá-la? Em pontos de luz que também sejam multidirecionais, como alguns tipos de luminária de jardim.




6. Dome Light

Previsualização da Dome Light no V-Ray para SketchUp

Quer uma V-Ray Light pra iluminar a sua cena como se uma grande fonte de luz esférica ou hemisférica estivesse do lado de fora dela? Então é justamente da Dome Light que você precisa!


Na maioria das vezes elas são usadas em conjunto com arquivos HDRs pra que a iluminação seja baseada em imagens reais, permitindo a aplicação de um background (“plano de fundo”) direto no render. Mas além disso, as Dome Lights também podem ser usadas sem esses arquivos, apenas com uma cor ou mapa procedural que você definir.


Você pode usá-las pra gerar a iluminação natural dos seus projetos, aplicar backgrounds ou até mesmo para uma iluminação mais homogênea, como a que vemos em alguns tipos de estúdio.


Imagem “Exemplo Rectangle Light”


7. Mesh Light

Previsualização da Mesh Light no V-Ray para SketchUp

E pra fechar, aqui vai um tipo de V-Ray Light que só chegou na versão 3 do V-Ray para SketchUp: as Mesh Lights!


Um engano bem comum de dos usuários iniciantes no V-Ray é achar que os materiais emissivos são feitos para iluminar cenas inteiras, quando na verdade o objetivo deles é dar apenas aquele aspecto de “aceso” para determinados tipos de materiais. O problema disso é que, ao tentar iluminar uma cena com materiais emissivos, além da possibilidade do tempo de render aumentar, aumentam também as possibilidades de “bugs”, como os de manchas de luz, por exemplo.


Mas como fazer, então, pra simular a luz de luminárias diferentes com formatos que não são esféricos ou planos? Bom, agora você tem a solução: é só transformar o objeto que você quer que seja a luminária em um Grupo ou Componente, e depois selecionar a opção Convert to Mesh Light.


E aí? Mais confiante pra iluminar seus projetos agora que você já conhece melhor as V-Ray Lights e sabe como escolher a opção certa para cada necessidade? Espero que sim! E se quiser saber ainda mais sobre cada uma dessas V-Ray Lights, dá um confere no nosso Tutorial Completo sobre Iluminação Artificial, feito no V-Ray 4 (Next) para SketchUp, acho que você vai curtir bastante! 😁

1,540 visualizações
Logo_horizontal_claro_252x37.png

Criar e compartilhar conteúdo sobre a área de maquetes eletrônicas é nossa paixão.

Galerias

Cursos

Siga-nos

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2014 - 2020 - Chahoud Cursos