Renderizando Imagens em sequência no V-Ray Next para SketchUp

Atualizado: 19 de Nov de 2019


Diz aí, o que é que você faz enquanto seus projetos estão renderizando?

Muito estudante e pai de família já passou horas acordando de madrugada pra colocar as cenas daquele projeto bacana pra renderizar.


Mas acontece que não tem mais necessidade de você ficar parado encarando o monitor, esperando um render terminar pra colocar o outro. Com a função Batch Render do V-Ray, tudo que você precisa é configurar as suas cenas no SketchUp e o V-Ray renderiza tudo certinho e em sequência pra você.


E exatamente pra você não precisar mais perder horas de sono que a gente preparou esse passo-a-passo sobre como renderizar imagens em sequência usando o V-Ray Next para SketchUp. Bora lá?



Passo 01: Escolha as Câmeras


A primeira coisa a se fazer é definir quais vão ser as câmeras que você vai querer. Já escolheu aqueles enquadramentos bem lindões? Então é hora de salvar as cenas no SketchUp pro V-Ray saber exatamente quais ângulos você quer renderizar.

ps: se tem dúvida na hora de escolher o enquadramento, o nosso ebook 10 Dicas para Deixar seus Renders Mais Realistas tá aí pra te ajudar.



Passo 02: Renomeie as Cenas


Depois que você escolheu, sempre recomendo que renomeie as cenas pra que consiga identificá-las mais facilmente. Um passo bem simples mas que te salva de ter que ficar lembrando qual é qual quando você já tem vinte e tantas cenas no arquivo 😂



Passo 03: Especifique a Pasta de Destino


Agora que a gente já tem as cenas, vamos precisar dizer para o V-Ray onde nós queremos que ele salve os nossos renders assim que ele terminar cada um.



Passo 04: Defina o Formato de Imagem


Um passo super importante é escolher o formato de imagem correto para salvar os seus renders com o V-Ray 4.0 para SketchUp, e isso vai valer, esteja você renderizando várias imagens ou apenas uma.



Passo 05: Desative as Transições de Cena


Falta pouco! Se você já tentou renderizar cenas em sequência no SketchUp, alguma vez já deve ter passado pela seguinte situação: você configura todas as cenas achando que tudo estava certinho e mandou renderizar em sequência, mas horas depois viu que apenas uma ou outra imagem foi renderizada.


Isso acontece principalmente quando as transições de cena estão ativadas. O motivo disso é que o V-Ray pode dar uma leve travada ou até mesmo começar o render no meio de uma das transições. Por isso, o penúltimo passo que você vai fazer é justamente desativá-las.



Passo 06: Renderize com o Batch Render


Agora sim, tudo 100%, é só mandar render! 😎 Mas se você apertar o botão “normal” pra renderizar não vai dar certo.🤦‍♂️ Pra que o V-Ray renderize todas as imagens em sequência, você vai clicar na opção Batch Render, combinado?!


Finalmente, mágica feita e todas os renders foram gerados em sequência pra você, e salvos exatamente na pasta que você definiu e com o nome que você escolheu 💪


Curtiu o passo-a-passo? Esse é o primeiro que fazemos nesse formato, então se você quer ver mais como esse por aqui, deixe seu comentário aqui abaixo e já aproveita pra dizer pra gente qual o próximo tutorial que você quer ver por aqui.

0 visualização
Logo_horizontal_claro_252x37.png

Criar e compartilhar conteúdo sobre a área de maquetes eletrônicas é nossa paixão.

Galerias

Cursos

Siga-nos

  • Grey Facebook Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Instagram Ícone

© 2014 - 2020 - Chahoud Cursos