SketchUp 2020: Todas as Novidades

Atualizado: 15 de Abr de 2020

Pra estrear o nosso blog este ano, nada mais justo do que começar falando sobre quais foram as novidades apresentadas na versão 2020 do SketchUp, lançada recentemente! Essa atualização teve como principal foco mudanças simples, mas que visam melhorar o fluxo de trabalho dos usuários. Bora ver o que tem de novo com a gente? Se liga aí nos tópicos:


👉 Quais foram as novidades do SketchUp 2020?

👉 Quais foram as novidades do LayOut 2020?

👉 Comprei a licença pouco antes de lançar o novo SketchUp. O que acontece?

👉 Já existe uma versão do V-Ray compatível?

👉 Vale a pena migrar pro SketchUp 2020?

👉 Onde baixar o SketchUp 2020?


Se você tá curioso pra saber as respostas das perguntas acima então é só continuar a leitura e, claro, depois contar pra gente nos comentários o que achou, combinado?! Então vamo lá:



Novidades do SketchUp 2020


1. Organizar com a ferramenta “Estrutura”


A primeira mudança aconteceu na maneira de organizar os modelos, com o objetivo de melhorar o desempenho das nossas cenas. Agora não precisamos criar camadas atrás de camadas, podemos fazer toda a organização do projeto diretamente pela ferramenta Outliner (“Estrutura”, em português), usando o simpático ícone do “olhinho” para alternar a visualização. Claro, as camadas continuam sendo importantes pra gerenciarmos “grupos” específicos de objetos.

Ferramenta "Estrutura" no SketchUp 2020.
Ferramenta "Estrutura" no SketchUp 2020.


2. Mover usando a bounding box


No SketchUp 2020, mexer no posicionamento dos objetos também ficou ainda mais fácil. Quando você for mover um elemento usando como referência um ponto de difícil visualização (como o canto inferior de um sofá, por exemplo), o objeto ficará automaticamente transparente, e você poderá mover usando usando a Bounding Box (aquela linhazinha azul que fica em volta do objeto e que delimita o espaço ocupado por ele).

Posicionando objeto no SketchUp 2020. Imagem por Trimble.
Posicionando objeto no SketchUp 2020. Imagem por Trimble.


3. Visualizar os objetos ocultos


Mais uma mudança sutil mas que faz toda a diferença no dia-a-dia. Nas versões anteriores do SketchUp, se você precisasse visualizar rapidamente algum objeto oculto, seria necessário habilitar a visualização da geometria oculta. Um dos problemas disso era que, mesmo em objetos que não estavam ocultos, a “malha” ficava visível, deixando todo o modelo mais pesado.


Mas na versão 2020 do SketchUp isso foi resolvido! Agora as opções “Visualizar Geometria Oculta” e “Visualizar Objetos Ocultos” foram desacopladas, permitindo que você gerencie de maneira mais fluida objetos e geometrias escondidas.

Visualizando Objetos Ocultos e Geometria Oculta no SketchUp 2020. Imagem por Trimble.
Visualizando Objetos Ocultos e Geometria Oculta no SketchUp 2020. Imagem por Trimble.


4. Mudanças nos nomes


E pra fechar as novidades no SketchUp 2020, também ocorreram algumas mudanças quanto à nomenclatura de alguns itens. Agora, grupos, componentes e componentes dinâmicos são todos vistos como “objetos” pelo SketchUp, e os layers (camadas, em português), passam a ser chamados de “Tags” (etiquetas, em português).



Novidades no LayOut 2020