Todos os posts
chevron_right
V-Ray

Todas as novidades do V-Ray 4.2 para SketchUp

Todas as novidades do V-Ray 4.2 para SketchUp

Sim, o V-Ray ganhou mais uma atualização: há algumas semanas atrás a Chaos Group lançou o V-Ray 4.2 para SketchUp, também chamado por eles de V-Ray Next: Update 2. ? Bora ver cada uma das novidades lançadas nessa versão?

Suporte ao SketchUp 2020

Pra começar, uma atualização simples, mas importante: o V-Ray 4.2 já tem suporte ao SketchUp 2020, também lançado recentemente.

Versão “Bright”

Desde a versão 3 do V-Ray para SketchUp, a gente tá acostumado a ver aquele tema “dark”, certo? Como novidade do Update 2, agora você tem também o “Bright Mode”, uma versão mais clarinha, e pode alternar entre os dois, sempre quiser, de maneira bem simples.

Color Assistant

Com o novo “color assistant” do V-Ray 4.2, ao selecionar uma cor através do “color picker”, quando você clicar na setinha logo abaixo irá ver um grupo de variações dessa cor, à partir da matiz, saturação e da luminosidade dela.

Otimização na Criação de Materiais

Bora falar um pouco de otimização? No novo V-Ray alguns materiais podem ser criados de maneira bem mais simples. Um ótimo exemplo disso, é o material 2sided que usamos para o efeito de translucidez. No Update 2 do V-Ray Next, agora você só precisa clicar em “add attribute” e escolher a opção “Translucency” para criar um material translúcido.

Otimização no Uso de Proxies

Quando o assunto são os proxies, duas novidades bem legais chegaram pra agilizar a nossa vida: a primeira é que agora a lista de materiais de cada proxy pode ser encontrada direto nas configurações dele.

E a segunda é que agora está super fácil usar proxies já configurados. Você pode adicioná-los à sua biblioteca no V-Ray, e sempre que abrir uma nova cena, poderá importá-los facilmente já com todas as configurações.

Exportação parcial de VRscenes

Ainda no assunto “geometrias”, não é nenhuma novidade que o recurso de VRscenes desde que chegou tem sido uma verdadeira mão na roda. Com ele a gente consegue salvar cenas inteiras e completamente configuradas como arquivos super leves. Mas uma atualização simples e importante chegou no V-Ray 4.2: agora você consegue exportar facilmente apenas os objetos da sua cena que você escolher, como V-Ray Scene File.

Otimização na V-Ray Camera

Nas últimas versões do V-Ray nós ganhamos as features de cálculo automático do balanço de branco e da exposição. Mas se você trocasse o modo de renderização para o “Interativo”, esses recursos não ficavam mais disponíveis e os cálculos precisavam ser feitos manualmente pra tentar se chegar nos mesmos valores.

Na nova atualização, porém, você consegue facilmente “transferir” os valores definidos pelos cálculos automáticos direto para as configurações. Com isso, mesmo se trocar o modo de render, não vai ter aquele retrabalho.

Suporte à RTX

E pra fechar, agora o V-Ray Next também tem suporte à tecnologia RTX das placas NVidea, então se você tiver uma GPU que possui essa tecnologia, seus renders usando a placa de vídeo podem ganhar um “boost” de tempo bem legal!

Onde Baixar a Nova Versão

E aí, o que achou das novidades? Se ficou animado e já quer baixar pra testar, então é só clicar aqui!

Quer aprender a usar o V-Ray 4.2 para SketchUp? Há algumas semanas lançamos um Tutorial Completo de Cenas Externas e um Tutorial Completo de Cenas Internas usando essa nova versão! Dá um confere.

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.