Todos os posts
chevron_right
V-Ray

Todas as novidades do V-Ray Next para SketchUp

Todas as novidades do V-Ray Next para SketchUp

E aí, já tava ligado que esse ano foi lançada a nova versão do nosso queridíssimo

V-Ray para SketchUp? Pois é, o V-Ray 4.0 (ou V-Ray Next, como a própria Chaos gosta de chamar) foi lançado no início deste ano. Ainda mais otimizada e organizada, com previews praticamente instantâneos, novos materiais, renders até 7x mais rápidos que a versão anterior, além de várias outras novidades. Então, não tinha mesmo como chegar à outra conclusão: o bicho está simplesmente sensacional!

E se você tá perdido com tanta novidade, senta aí porque nós preparamos uma lista com tudo de novo que o V-Ray Next trouxe pra gente! Bora lá:

Renders Mais Rápidos

Só pra começar, quando a gente compara a renderização via CPU (processador) já podemos notar que a maneira que o V-Ray 4.0 calcula nossos renders está mais rápida do que nas versões anteriores. Abaixo você vai ver um render que fizemos aqui na Chahoud pra comparar as duas versões. À esquerda temos o resultado com o 3.6 e à direita, com o V-Ray Next para SketchUp. Note que sem fazer nada de diferente (tipo, nada mesmo) o tempo de render já foi melhor na nova versão.

Imagem do tutorial completo de V-Ray Next no nosso canal no Youtube.

Otimizações no Asset Editor

Nosso Asset Editor também tá lindão e ainda mais otimizado. Todas as mudanças foram pensadas para um fluxo de trabalho mais inteligente. As principais novidades que ele recebeu são:

  • Visualização unificada de assets (só podíamos ver uma categoria por vez)
  • Render Elements e Texturas agora aparecem como cagetorias de assets
  • Alternância entre configurações básicas e avançadas de materiais
  • Visualização da hierarquia de assets
  • Seleção de mais de um material de uma única vez
  • Novas maneiras de criar materiais
Novo Asset Editor do V-Ray Next.
Configurações avançadas no novo Asset Editor do V-Ray Next.

Preview Universal de Assets

Outro que ganhou uma repaginada bem bacana foi nosso preview. Diferente das versões passadas, agora todas as categorias de assets possuem previews mais fiéis, realmente interessantes e super úteis pra qualquer edição. Mas não parou por aí, olha o que mais ele tem de novo:

  • Área do preview com dimensões maiores
  • Opção de fixar o preview de um determinado asset
  • Opção de renderizar o preview uma única vez
  • Opção de pausar o Live Preview
  • Configuração de resolução do preview

P.s.: todas as três últimas opções visam reduzir o consumo de recursos com o preview.

Preview Universal no Asset Editor do V-Ray Next.

Automapping Tools

Falando de novas ferramentas, com o V-Ray Next para SketchUp já é possível fazer mapeamentos de objetos mais complexos, utilizando os novos presets de texturização: Tri-Planar World, Tri-Planar Fit, Spherical World e Spherical Fit, funções essas que, sabe-se lá porquê, ainda não possuíamos de maneira nativa no SketchUp.

[caption id="attachment_1074" align="aligncenter" width="850"]

Automapping Tools no V-Ray Next para SketchUp.

Novo Lens Effects

A janela de Lens Effects também teve algumas mudanças bem interessantes. Os controles de Bloom e Glare foram unificados e, além disso, ganhamos uma nova opção chamada Cold / Warm que, em conjunto com a opção Saturation, permite ajustar a temperatura e a saturação dos efeitos.

Lens Effects no V-Ray Next para SketchUp.

Volumetric Effects via GPU

As melhorias no que diz respeito à renderização via GPU (placa de vídeo) também vieram aos montes. E uma delas é que agora os efeitos de Volumetric Environment também são suportados por esse modo de renderização.

Volumetric Effects no V-Ray Next para SketchUp.

Adaptive Dome Light

Quem aí não quer renders mais rápidos? Poderia ficar aqui um bom tempo falando de como essa linda função que chegou pras nossas Dome Lights é show, mas vou resumir com uma frase: “com ela ligada, os renders que fazemos iluminando com as Dome Lights vão ficar até 7x mais rápidos!

Adaptive Dome Light no V-Ray Next para SketchUp.

Auto Exposure e Auto White Balance

Se você vivia penando para chegar na exposição e balanço de branco ideais, o V-Ray 4.0 para SketchUp trouxe pra você uma opção que determina a exposição ideal de acordo com cada cena, e outra que faz a mesma coisa, só que com o balanço de branco. Até os usuários mais exigentes, que não são muito fãs desse tipo de coisa, podem economizar alguns bons minutos com essas opções. Basta usá-las como ponto de partida, e aí sim fazer as modificações que deseja, ao invés de começar totalmente do zero.

Auto Exposure e Auto White Balance no V-Ray Next para SketchUp.
Auto Exposure e Auto White Balance ligado e desligado.

Nvidia AI Denoiser

Quer ainda mais otimização na sua vida? Então segura essa: temos um novo Denoiser! Exclusivo para quem possui placas Nvidia, permite previews com uma qualidade super show e de maneira quase instantânea. Dá só uma olhada nesse teste abaixo, usando o novo Denoiser e usando o Interactive Render:

Nvidia AI Denoiser no V-Ray Next.
Resultado do Nvidia AI Denoiser no V-Ray Next.

Metallic Material

Também tem novidade no que diz respeito aos materiais. E uma das principais foi a chegada do novo Metallic Material no V-Ray Next. Ele permite a criação de materiais metálicos seguindo um workflow baseado em materiais fisicamente reais, que como o termo já deixa claro, traz ainda mais realismo. Se liga:

Metallic Material no V-Ray Next.

Bônus: a procura do “olho” perdido!

Esse tópico aqui é só pra ajudar a galera que tava perdida procurando o “olhinho” que deixava a gente visualizar a textura na viewport do SketchUp. Pois é, olhinho não tem mais (saudades ?). Agora pra gente visualizar uma textura na viewport, é preciso usar a opção Custom Mode, na aba Binding dos materiais. Fiz um gif aqui bem rapidinho pra te ajudar:

Habilitando preview da textura na viewport SketchUp com V-Ray Next.

Como se todas essas novidades que eu acabei de te mostrar já não fossem suficientes, dá uma olhada nas outras coisas novas e mudanças que vieram com o V-Ray Next para SketchUp:

  • Globalize: opção que permite isolar um mapa para edição.
  • Wrap In: opção que permite inserir um mapa já existente dentro de outro.
  • Advanced Camera: as configurações avançadas de câmera foram separadas das configurações padrão.
  • VRscenes: agora é possível importar arquivos VRscene diretamente pelo Sketchup, através do caminho Arquivo > Importar.
  • Scene Interaction Tool: ferramenta para selecionar materiais sem precisar do conta-gotas, e também para editar a intensidade das luzes de maneira mais ágil.
  • IPR Render: o render interativo utilizando a GPU está mais rápido.
  • Modo Bucket: agora é possível usar o Modo Bucket na renderização via GPU.
  • VRscans: a renderização via GPU também passou a ter suporte para os VRscans, biblioteca de materiais da Chaos Group.
  • Bezier Curve & Spline Curve: novos mapas procedurais de curva para edição das texturas dentro do V-Ray.
  • Lighting Analysis: novo Render Element para análise de luz.
  • Multimatte Materials & Objects: novos Render Elements para criação de máscaras a partir de materiais ou objetos.
  • Denoiser Render Elements: agora é possível aplicar o Denoiser também aos Render Elements.
  • Widget Controls: funções para transformar os itens do V-Ray (luzes, Fur, Clipper, etc) em sólidos, ou simplesmente ocultar.
  • Cloud Batch Render (em breve): opção de renderizar cenas em sequência usando o V-Ray Cloud (Renderização em nuvem do V-Ray). Foi desabilitada temporariamente mas deve retornar em breve.

Agora sim, essas foram todas as novidades que chegaram no V-Ray Next para SketchUp.

“Better, Smarter and Faster” (em português, “Melhor, Mais Inteligente e Mais Rápido”).

Essas foram as palavras que a Chaos Group, desenvolvedora do V-Ray, usou na apresentação dessa nova versão. E com isso tudo que a gente acabou de ver, não dá pra dizer que não é verdade!

Quer ver ainda mais a fundo sobre como usar todas essas novidades que chegaram no V-Ray 4.0? Então dá só uma olhadinha nesse vídeo que a gente fez, explicando cada novidade ponto por ponto:

E aí, curtiu as novidades? Já tá usando essa nova versão? Comenta aqui abaixo e diz pra gente o que achou! ?

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.