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Mercado de trabalho

05 dicas pra você criar um bom Portfólio

05 dicas pra você criar um bom Portfólio

Imagine o seguinte cenário: você possui um escritório de arquitetura que já é bem conhecido na sua região, e está em busca de um profissional de archviz para fazer as renderizações dos projetos do seu escritório. Nessa busca você se depara com um portfólio igual ao que você possui hoje. A pergunta é simples: “Olhando para o seu próprio portfólio, você se contrataria?”.

Em todos esses últimos anos dentro do mercado de 3D para arquitetura, me deparei inúmeras vezes com pessoas reclamando que o mercado está saturado ou que está difícil conseguir clientes. Mas contrastando com essas afirmações, os líderes de grandes escritórios de arquitetura e estúdios de 3D no Brasil e no mundo dizem que o mercado está escasso de profissionais realmente preparados.

No meu ponto de vista pessoal, o mercado está sim saturado se pensarmos apenas na quantidade, mas se fosse colocar em números, eu diria que nem 5% das pessoas que atuam na área possuem sequer um bom portfólio! E acontece que, na hora de contratar profissionais de archviz, nenhuma formação ou certificado vai ser tão importante como o seu portfólio.

Então se você quer fazer parte dessa minoria, dá só uma olhada nessas 05 Dicas que preparamos pra você criar um bom portfólio:

Dica 01: Foque no seu público

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer bem os seus potenciais clientes, para entender o que eles buscam. Vamos pra mais uma ilustração: você e seu noivo(a) estão naquela correria toda procurando um fotógrafo para registrar esse momento tão importante. Quais são os portfólios que vocês vão avaliar?

Não importa o quão incríveis sejam as fotos, se o portfólio de um dos profissionais que vocês forem olhar eram quase todas de fotografia selvagem ou automobilística, é quase certo que vocês vão desconsiderá-lo. O motivo é simples: vocês querem ver fotos de casamento, que é o que vocês querem comprar, e não fotos incríveis de guepardos ou de carros que fazem 200 Km/h ?

Resumindo: se você é ou quer ser um profissional de archviz, seu portfólio não pode ter apenas renders de detalhes, comida ou shaderball (a comunidade 3d ama, mas o cliente provavelmente nem vai entender ?). É bacana ter esse tipo de imagem pra “temperar”, mas foque em criar imagens de projetos como os que os seus potenciais clientes vendem. Fazendo isso, vai ser muito mais provável que eles se identifiquem com o seu portifa e que entrem em contato com você.

Dica 02: Três Imagens não fazem um portfólio

Quantas imagens tem no seu portfólio? Quando estamos começando é super comum ficarmos ansiosos e com uma certa pressa para pegarmos os nossos primeiros clientes. E por isso é muito comum vermos alunos que começaram a investir mais tempo para se aprofundarem mais e melhorarem a qualidade que, logo quando começam a fazer os primeiros dois ou três renders realistas, já acham que deveriam estar com a caixa de entrada cheias de pedidos de orçamento.

Quando um escritório está avaliando portfólios de diversos freelas e, dentre eles o seu, se você só tem duas ou três imagens, por mais hiper-realistas que elas sejam, muito provavelmente o seu trabalho não vai ser o escolhido. E isso acontece porque ele não passa a confiança e nem a consistência necessárias para um potencial cliente se sentir confortável para contratá-lo. Não existe um número mágico ideal, mas se você tiver entre 20 e 30 renders no seu portfólio, já vai ter o suficiente para os seus clientes avaliarem o seu trabalho.

Dica 03: Diversificar é preciso

Enquanto no tópico anterior falamos que é essencial ter uma quantidade legal de renders no seu portfólio, não adianta lá muita coisa ter vinte renders de quartos ou trinta renders de cozinhas.

Mais uma vez é importante bater na tecla de conhecer o seu público. Se o seu público faz projetos de diversos tipos e ambientes - quartos, cozinhas, fachadas, prédios, salas comerciais, etc -, é super importante que você também crie renders de diversos tipos e ambientes para o seu portfólio. Caso contrário, vai restringir demais as possibilidades, e as chances de captar clientes vão reduzir significativamente. Tenho certeza que não é bem isso que você quer, certo?!

Dica 04: Seja organizado

O quarto item é um muito importante mas que muita gente acaba deixando passar batido. Um portfólio bagunçado e confuso não é nada atraente, e pode acabar fazendo o cliente ir embora mesmo antes de ver todo o seu potencial.

Por isso, independente de qual plataforma - website, fanpage, instagram, Behance, etc. - você use para expor o seu portfólio, pense em como seu potencial cliente vai navegar por ele. Organizar os renders por projeto, separar por categoria e nomear tudo devidamente são algumas boas práticas que vão facilitar que o seu cliente consiga achar facilmente o que ele buscava, aumentando as chances de fechar negócio. ?

Dica 05: Qualidade é essencial

Se o seu portfólio:

✅ Foi construído pensando no seu público;

✅ Tem uma quantidade considerável de renders;

✅ Possui imagens de diversos tipos e ambientes;

✅ Está bem organizado pra facilitar a navegação dos clientes;

...e ainda assim você não conseguiu captar muitos clientes, então só tem mais uma coisa que ainda está impedindo os clientes de entrarem em contato e fecharem com você. E não, provavelmente não são os seus preços.

>> Faço 3D para arquitetura! Como cobrar?

É muito provável que a lacuna esteja na qualidade dos seus trabalhos, que ainda tem espaço para evoluir, para que você se destaque e atraia mais clientes. Pra você ter uma referência legal de qualidade, dá uma olhada nesses renders abaixo, de alguns dos nossos alunos do Curso Completo de V-Ray para SketchUp:

Render por Flávia Leite.
Render por Igor Fisco.
Render por Marco Cunha.
Render por Suélen Arantes.

p.s.: quer ver mais imagens dos nossos alunos? Então clica aqui. ?Agora sim, se você já possui um bom nível de realismo nos renders, seu portfólio tem uma quantidade legal de imagens, está bem diversificado, bem organizado, e foi pensado no seu público, você já tem um portifa mais que preparado para começar a captar clientes dentro e fora do Brasil!

Gostou das dicas? Comenta aqui pra gente se teve alguma que mais te chamou atenção ou se tem outra dica que a gente não citou na matéria, mas que você acha interessante!

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