Todos os posts
chevron_right
Pós-Produção

Conheça os Modos de Mesclagem do Photoshop

Conheça os Modos de Mesclagem do Photoshop

Embora à primeira vista os Modos de Mesclagem do Adobe Photoshop possam parecer bastante “inofensivos”, a verdade por trás desses controles pode ser bem diferente.

Com eles, não só podemos determinar a regra de interação entre imagens sobrepostas, como também as áreas que irão fazer parte dessa interação, além de possuir outros controles como a “Opacidade”, que serve para determinar a intensidade da sobreposição e o “Preenchimento”, que vai controlar os efeitos especiais que estão escondidos em alguns desses modos (sim, existem efeitos poderosíssimos escondidinhos e você nem sabia!).

Os modos de mesclagem são tão úteis que as possibilidades são inúmeras! Com eles, podemos adicionar detalhes, aumentar contrastes, incluir reflexos ou mesmo aplicar propriedades específica das cores e muito mais. E o melhor de tudo é que nesta matéria vamos te ensinar tudo o que você precisa para entender essa maravilha de recurso que são os Modos de Mesclagem! Bora lá?

Pra começar, qual a função dos Modos de Mesclagem?

Basicamente, um modo de mesclagem vai determinar como uma camada reagirá à outra quando forem sobrepostas. A camada que estiver em cima esconderá a de baixo por completo? Apenas a parte clara da camada de cima/de baixo deve aparecer, ou somente as áreas escuras devem ficar visíveis?

Todas essas condições serão definidas pelo modo de mesclagem escolhido.

Como saber qual deles devo utilizar?

Uma informação importante sobre os Modos de Mesclagem é que eles vão ser agrupados de acordo com a regra geral de funcionamento deles.

Ou seja, na lista de opções eu terei um grupo de Modos que terão a mesma função (manter visível apenas às áreas escuras da imagem que está sobrepondo, por exemplo). Logo, todo mundo que faz parte desse grupo deve fazer o mesmo, embora o modo de execução irá variar.

A diferença entre os Modos que estiverem num mesmo grupo vai ser a base de cálculo deles, mas no fim todo mundo sempre irá manter a mesma regra. Bora ver então o que cada grupo faz?

Grupo Normal

Composto pelos modos Normal e Dissolver.

O Modo Normal é o padrão, ou seja, apenas dita que a camada que estiver acima sempre vai ser a que será visualizada. Assim, caso a imagem não tenha nenhuma transparência, ela simplesmente irá esconder a de baixo. Já o Dissolver reage à transparência criando um granulado. Dessa forma, quanto mais transparente uma área da imagem que está sobrepondo, mais espaçado será o granulado.

Grupo Escurecer

Formado pelos modos Escurecer, Multiplicação, Superexposição de Cores, Superexposição Linear e Cor Mais Escura.

Como o nome já sugere, mantém os pixels escuros da camada. Ou seja, ele vai comparar a imagem que está recebendo o modo com a imagem abaixo dela. Todos os pixels considerados mais claros na imagem sobreposta serão sobrepostos pelos pixels da imagem que estiver acima dela.

Contudo, os modos Superexposição de Cores e Superexposição Linear são modos especiais. Isso quer dizer que eles reagem às opções de Opacidade e Preenchimento de forma diferente, nos dando ainda mais controle sobre os efeitos.

Grupo Clarear

Formado pelos modos Clarear, Multiplicação, Subexposição de Cores, Subexposição Linear e Cor Mais Clara.

Esse é mais um grupo no qual o nome já dá uma bela pista sobre a função, que é justamente o inverso do grupo Escurecer. O grupo Clarear sempre irá manter visíveis os pixels que ele julgar serem os mais claros e esconder os mais escuros.

E assim como o grupo Escurecer, ele também possui dois modos especiais correspondentes no grupo, o Subexposição de Cores e o Subexposição Linear.

Grupo Contraste

Contém os modos Sobrepor, Luz Indireta, Luz Direta, Luz Brilhante, Luz Linear, Luz do Pino e Mistura Sólida.

Nesse grupo, todos os modos, de alguma forma irão alterar o contraste da camada sobreposta. Contudo, áreas de meio-tom 50% cinza não sofrerão mudanças =D

Os modos especiais desse grupo são: Luz Brilhante, Luz Linear e Mistura Sólida.

Grupo Inversão

Aqui temos a Diferença e a Exclusão.

Nesse grupo, ambos os modos irão inverter a cor dos pixels. Ou seja, se eu sobrepor uma imagem com a cor azul, por exemplo, ele irá tingir as áreas escuras da imagem sobreposta com azul e as áreas claras receberão a cor inversa à ele, ou seja, o amarelo. Lembrando que observando um círculo cromático conseguimos ter uma boa idéia das cores em oposição.

Grupo Cancelamento

Formado pelo Subtrair e Dividir.

Ambos vão utilizar os valores dos pixels da camada superior e inferior para fazer cálculos e determinar um novo valor para os pixels. Normalmente, ao sobrepor um pixel com uma cor, ele irá ser tingido da cor oposta.

O modo Subtrair é o nosso diferentão do grupo.

Grupo Atributo / Composição

Composto pelos modos Matiz, Saturação, Cor e Luminosidade.

Por fim, no nosso último grupo, a regra será usar como base os pixels da camada acima da camada sobreposta e aplicar um atributo da composição de cores (Matiz, Saturação e Luminosidade) ou mesmo uma cor completa.

Lembrando que todos os modos de mesclagem podem ser controlados utilizando a “Opacidade” (para visibilidade) e, para os modos especiais, nós temos mais um controle, que é o “Preenchimento” e que pode ser combinado com a opacidade. Belezinha?

Então, agora que você já sabe a função de cada grupo, é só sobrepor as suas imagens, escolher o grupo tem mais relação com o seu objetivo geral e testar qual dos modos dele vai te dar o melhor resultado. =D

Quer saber mais sobre os Modos de Mesclagem? Então é só dar uma olhadinha nestas duas aulas completas do nosso Curso Gratuito de Pós-Produção com Photoshop, onde falamos mais a fundo sobre cada grupo mostrando alguns exemplos de uso para cada um deles.

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.