Todos os posts
chevron_right
SketchUp

Os 07 erros mais comuns de iniciantes no SketchUp

Os 07 erros mais comuns de iniciantes no SketchUp

Nos dias de hoje é difícil achar por aí um arquiteto(a) que não conheça o SketchUp. E um dos motivos de ele ter ganhado tanto fama e virado um dos principais softwares de modelagem 3D para arquitetura, é o fato de ele ser um programa super intuitivo. Acontece que, justamente por parecer bem fácil de usar à primeira vista, muita gente acaba deixando de aprender corretamente como usá-lo.

Se você tá começando agora nesse mundo, ou se já usa o SketchUp há algum tempo e quer colocar à prova os seus conhecimentos sobre ele, então chega mais que nesta matéria vou te contar os 07 erros mais comuns cometidos por quem está começando a aprender o SketchUp!

01. Usar faces invertidas

Já reparou que sempre que você cria uma face no SketchUp, ela vem por padrão com duas cores: de um lado, a cor branca, e do outro um cinza meio azulado? Pois é, por mais que muita gente ignore, aquilo ali não é à toa. Pra orientação da sua face ficar correta, é essencial que o lado cinza sempre fique virado pra dentro/baixo. Caso contrário, a maioria das edições que você for fazer na sua modelagem - e até mesmo comportamentos físicos na hora da renderização - vão acontecer de maneira invertida.

Modelo com "back faces" invertidas - Errado.
Modelo com "back faces" viradas pra dentro/baixo - Correto.

Quando identificar uma face invertida no seu modelo, tudo o que você precisa fazer para corrigi-la é clicar com o botão direito do mouse sobre ela e selecionar a opção “inverter face”.

Use o comando inverter faces pra alterar a orientação das "back faces".

02. Não “travar” os eixos

Já teve dificuldade na hora de posicionar algum objeto na sua cena? Parece bobo, eu sei, mas muita gente já passou aperto pra posicionar um simples vaso de flores em cima de uma mesa, por exemplo, por não saber que o SketchUp permite “travar” a direção do movimento.

Pra fazer isso, logo depois que você selecionar o objeto e ativar a ferramenta “mover”, digite uma das setinhas do seu teclado. Cada setinha vai travar de acordo com um determinado eixo. A de cima irá travar no eixo azul, a da esquerda no eixo verde, e a da direita no eixo vermelho. Dá uma olhada:

Travando eixos ao mover um objeto.

03. Usar estilos “pesados”

Viewport muita lenta e travando demais? Muitas vezes você pode resolver isso simplesmente configurando o estilo da cena para ficar mais leve. Experimente desligar as sombras e também a opção “perfis” (dentro das configurações de aresta), e seu arquivo já vai ficar muito mais leve!

Desligando os perfis no SketchUp.[/caption]Pra saber mais sobre como otimizar a sua viewport, dá um confere nessa aula aqui:

04. Não usar grupos/componentes

Pra você editar qualquer objeto na sua modelagem corretamente e sem interferir nos outros elementos, é essencial que eles estejam agrupados, seja como grupos ou componentes. Fazendo isso você consegue mexer em cada parte da sua modelagem separadamente, e até mesmo ocultar o restante da cena durante a edição, pra viewport ficar ainda mais leve. Agora, se você não agrupa corretamente os objetos da sua cena, coisas como isso aqui vão acontecer durante a modelagem:

Modelagem ruim no SketchUp.

05. Não usar o “Outliner”

Um outro erro super comum que muitos de nós cometemos quando estamos começando no SketchUp, é não usar a ferramenta “Outliner” (ou “Estrutura”, em português). Com ela nós conseguimos gerenciar de maneira super simples a nossa cena, habilitando ou desabilitando a visualização dos elementos, selecionando ou até mesmo alterando a estrutura dos grupos de todos os elementos que fazem parte da cena em que estivermos trabalhando.

Usando a ferramenta "Outliner" ou "Estrututra".

Inclusive, o Outliner foi um dos focos das atualizações que rolaram na versão 2020 do SketchUp. Se você ainda não souber o que tem novo nessa nova versão, é só clicar nesse link que contamos tudo por lá.

06. Ter muitas ferramentas na viewport

Sabe aquela viewport lotada, com um zilhão de ferramentas e plugins espalhados pra tudo que é lado? Se você se identificou, toma cuidado, viu?! Viewport bagunçada não é apenas questão de visual. Quanto menos organizada for a sua viewport e mais espaço você ocupar nela sem precisar, menos espaço você vai ter pra fazer qualquer coisa durante a modelagem.

Isso quer dizer que até pra fazer operações simples como rotação, movimentação ou qualquer outro tipo de edição na sua modelagem, você vai demorar mais tempo que o necessário simplesmente por não ter organizado sua tela. Não vai dar esse mole, hein…

Viewport com ícones bagunçados.

07. Não usar atalhos

E pra fechar a nossa matéria, vai aqui um tópico subestimado por muita gente. Focar em usar os atalhos em vez de selecionar individualmente cada ferramenta sempre que for usá-las, é uma prática que pode salvar literalmente horas do seu trabalho todo mês. E se você não souber como criar atalhos ainda, a gente vai resolver isso agora… É só seguir esse passo-a-passo aqui:

  • Clique no menu “Janela”
  • Selecione a opção “Preferências”
  • Vá até “Atalhos”

Lá em atalhos, tudo o que você precisa fazer é selecionar a ferramenta para a qual você quer criar um atalho e depois, no campo “adicionar atalho”, você escreve o atalho que você quer. Olha o exemplo aqui abaixo:

Extra: não ter visto as aulas do Mês do SketchUp

Muita gente acha que não dá pra fazer modelagens complexas no SketchUp. Mas no mês do SketchUp nós fizemos uma série de aulas gratuitas, mostrando como modelar terrenos, tecidos, estruturas metálicas e até design orgânico no SketchUp. Dá uma olhada em uma das modelagens ensinadas.

Estrutura metálica modelada no SketchUp.

Mas fica tranquilo, todas essas aulas ainda estão disponíveis, e você pode vê-las se cadastrando no nosso Curso 100% Gratuito de SketchUp!

E aí, o que achou dos tópicos que a gente citou aqui na matéria? Comenta aqui embaixo falando pra gente quais deles você já fez em algum momento.

Posts recentes

Todos os posts
arrow_forward_ios

Receber novidades por e-mail? Claro que dá.

Seu cadastro foi enviado com sucesso!
Opa, algo de errado aconteceu no envio desse formulário, tente novamente.

Fique tranquilo, só vamos te enviar conteúdo legal, somos contra spam.